Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
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Navegando Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) por Autor "Almeida, Décio Otoni de"
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- TeseDebates e obras na arquitetura residencial paulista : 1944-1970Almeida, Décio Otoni de (2024-08-19)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A tese busca verificar a hipótese inicial de que a escola paulista dos anos 1950–60 pode ser entendida tanto como uma tendência regional da arquitetura moderna brasileira, em diálogo com a produção carioca anterior e simultânea, quanto uma manifestação local da tendência internacional do brutalismo. Propõe como recorte de pesquisa a arquitetura residencial paulista desse período e como foco o estudo de suas características arquitetônicas e projetuais, tais como o emprego de materiais sem revestimento (tijolos e concreto à vista), a reorganização dos espaços internos, a ênfase na soluçāo estrutural e a relação da obra de arquitetura com a cidade através dos tratamentos de fachadas e soluções de implantação. Os estudos de caso foram realizados em contraponto com a leitura critica de textos contemporâneos a essas obras, de maneira a contextualizar essas análises. - DissertaçãoEstratégias minimalistas na arquitetura dos anos 1980 e 1990Almeida, Décio Otoni de (2015-10-16)
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In the 1980s and 1990s, part of the architectural scene was labeled as “minimalist”. The term, taken from the 1960s art movement known as Minimalism or Minimal Art, denoted a tendency to formal reduction in buildings of the time. Comparisons were made between aspects of Minimalism and architectural works, suggesting that architects have made use of art strategies. This research has considered four aspects of the topic – elementary form, materiality, uniform repetition and emptiness – as a starting point for the study of eight buildings, searching for similarities and differences between art and architecture approaches that may validate or not their association. The repercussion of Mies van der Rohe’s work in the 1980s and 1990s has also been evaluated. The 1986 reconstruction of the German Pavilion for the 1929 Barcelona International Exposition marks the return of the “less is more” dictum, which starts being considered once again by some of the architectural practices, after the postmodern critique of modernism in the previous two decades.