Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Guirelli, Cleber Roberto"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCIdentificação de perdas não técnicas de energia utilizando técnica de regressão baseada em boostingGueldini, Amanda Vasconcellos; Santos, Gabriel Antonio Mello Borges dos (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Ao identificar anomalias no consumo de energia, é possível detectar perdas comerciais através da utilização de algoritmos baseados em boosting. Utilizando a metodologia de árvores de decisão, via técnicas de regressão, em conjunto com um algoritmo denominado Adaboost, pode-se identificar possíveis anomalias no consumo. Ao recolher os dados dos consumidores, dividindo-os em grupos (clusters) de acordo com as curvas de consumo e aplicar o método estatístico RMSD nos dados permitiu classificá-los em normais e anormais. Isto possibilitou a inserção dos consumos no algoritmo para a realização da prova de sua competência relacionada à identificação de perdas não técnicas de energia com base nas informações disponibilizadas. Apesar do Adaboost apresentar-se um excelente classificador e estar entre os melhores, o resultado obtido ao comparado com outros algoritmos para a indicação das anomalias poderia ser aprimorado com a utilização de mais dados. - TCCIlhamento em sistemas de geração distribuídaCoutinho, André Nascimento; Medeiros, Matheus da Silva (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo apresenta uma modelagem proposta para circuitos de geração distribuída (GD) podendo ser utilizado ou geração fotovoltaica, eólica ou outra que seja adequada para análise de uma microrrede. É objetivado sua análise operando em situações de pré e pós ilhamento. Foi avaliado no ilhamento questões como estabilidade, tempo de transição e capacidade de manter um sistema de geração distribuída ilhado operando sem referência de frequência ou tensão do sistema externo. O trabalho utiliza além de pesquisa teórica, simulações computacionais com o software Matlab para determinação do comportamento do modelo. Segundo o módulo 8 do PRODIST, o sistema não pode operar ilhado, contudo, é observado em normas internacionais que o ilhamento é regulamentado. Com a simulação se verificou que o sistema ilhado pode-se manter funcional em uma condição ilhada em um sistema controlado ainda mantendo os requisitos de qualidade de energia elétrica. - TCCUsina virtual de energia: otimização de geração distribuída e estações de armazenamentoGoya, Fábio Hideo; Bastos, Lucas Rosa (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
A utilização de recursos renováveis de geração distribuída tem se tornado uma tendência cada vez mais forte no ramo da distribuição de energia. Com o aumento da quantidade de recursos disponibilizando energia intermitente para a rede elétrica, a dificuldade de manter a estabilidade da rede cresce proporcionalmente. Além disso, os recursos de energia renováveis são diretamente dependentes das condições climáticas como velocidade do vendo, irradiação solar etc. proporcionando maiores dificuldades para o fornecimento estável de energia. Dados os cenários climáticos e técnicos, alternativas para alcançar um fornecimento de energia confiável precisaram ser desenvolvidas. Dentre estas está a Usina Virtual de Energia (Virtual Power Plant - VPP), que é um sistema de gerenciamento remoto para recursos de geração distribuída e armazenamento de energia. Este trabalho estuda a aplicação de uma VPP no cenário brasileiro, simulando e comparando diferentes cenários de potência distribuída gerada e potência armazenada.