Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Fraga, Mariana Amorim"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise comparativa de materiais semicondutores utilizados na conversão de energia solar em energia elétrica: aspectos técnicos e econômicosBonfim, Guilherme Ferreira (2021-12-02)
Escola de Engenharia (EE)
Nos últimos anos, vários estudos teóricos e experimentais têm sido realizados sobre os diferentes tipos de materiais semicondutores e suas aplicações na área de energia solar. Este artigo do trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise comparativa de materiais semicondutores utilizados na conversão de energia solar em energia elétrica, abordando aspectos técnicos e econômicos. No estudo das características de materiais semicondutores tradicionais (silício e germânio) foi utilizado o módulo junção PN do simulador Abacus (NanoHUB). O simulador GVPDM (General photovoltaic purpose device model) foi utilizado para o material emergente perovskita. Por fim, o software Multisim foi utilizado para análise de células solares e painéis solares baseados nesses materiais. - TCCImpressão 3d e automação de uma prótese de membro superior com baixo custoSilva, Thiago Roberto da (2021-12-02)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo de trabalho de conclusão de curso tem como foco principal apresentar uma solução em prótese de membro superior utilizando as tecnologias de impressão 3D e Arduino com o intuito de obter baixo custo para que ela seja acessível para pessoas que sofreram amputações durante a vida e não possuem recursos financeiros para adquirir as próteses comerciais existentes hoje no mercado. Embora seja uma prótese de baixo custo, o protótipo foi desenvolvido com itens selecionados para oferecer uma experiência confortável ao usuário. A prótese tem uma estrutura mecânica totalmente impressa em 3D utilizando o filamento ABS. O seu sistema eletrônico é constituído por um sensor de sinal eletromiográfico (EMG), o microcontrolador Arduino e conta com uma fonte de alimentação compacta, portátil e recarregável. Um sensor flexível do tipo FSR (Force Sensitive Resistor) também foi testado. No controle de movimento dos dedos da prótese foram utilizados micro servo motores.