Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Guerra Neto, Abilio da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoMuseus e centros culturais: estratégias de projeto e relação com a cidadeBarros, Lucas Augusto dos Santos e (2022-02-21)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa explora aspectos da intrínseca relação entre edificações e as influências dos contextos locais. A análise é focada em casos de projetos construídos de museus e centros culturais, visto que tais equipamentos atingiram ao longo da história recente destaque no campo da arquitetura e urbanismo, tendo diversas relações também com questões políticas e econômicas. A cidade e a cultura, de contribuições mútuas essenciais, transformam-se frequentemente. Ambas adquiriram condições peculiares e atualmente os reflexos são notórios, incluindo no ato de projetar. Para tanto é necessário estudar estratégias de projetos que busquem promover a boa conexão entre os edifícios de museus e centros culturais e o entorno. Após pesquisa e embasamento teórico acerca dos principais temas abordados foi feita seleção e análise de importantes equipamentos de cultura de São Paulo. A cidade, como grande metrópole, é campo propício para o estudo, pois possui prédios relevantes projetados por importantes arquitetos que apresentam as características necessárias para o entendimento das relações buscadas. Portanto foram examinados o Museu de Arte de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Porto Seguro e o Instituto Moreira Salles. As análises foram feitas utilizando como apoio fotografias dos locais e também croquis analíticos, pois são ferramentas tradicionais da arquitetura e que aproximam a investigação do exercício de projeto. E posteriormente, em um processo de composição, diagramas sequenciais demonstram as interferências das estratégias encontradas no resultado das edificações. Os casos selecionados, embora parte do mesmo tema, possuem características diversificadas, fator que oferece uma boa oportunidade de confronto entre as ideias, além das semelhanças, possibilitando assim importantes informações para evolução projetual. - DissertaçãoPorto de Santos: relações porto-cidade na contemporaneidadeFellice, Claudia (2024-03-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Muito se fala sobre os conflitos das relações porto-cidade nas grandes capitais portuárias na contemporaneidade. Neste contexto, o Porto de Santos foge à regra pois, apesar de não ter a importância social e econômica de uma capital, trata-se, incontestavelmente, de um porto estratégico, nacional e internacionalmente, com relevância tanto para a economia do país quanto do Estado de São Paulo e da região a qual se insere, a Baixada Santista. Assim, esta pesquisa busca entender a relação entre as questões administrativas, fundiárias, sociais, ambientais e infraestruturais, bem como entre as políticas públicas e a economia local. Tal amálgama, abordado nesta dissertação em um panorama histórico, poderá contribuir não só para a reflexão sobre a condição atual do Porto de Santos, mas, sobretudo, sobre os novos rumos possíveis para o planejamento de intervenções futuras. Nesse sentido, o desfecho ocorrido em 2023 para a ‘resolução’ do conflito porto-cidade instaurado no centro de Santos desde os idos de 1980 pode ser visto como um desdobramento positivo contemporâneo em termos de política pública. Trata-se da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Autoridade Portuária de Santos e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com anuência da Prefeitura Municipal e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Histórico de Santos. O desenlace deste TAC resultou em três projetos: o Parque Valongo, o novo Terminal de Passageiros e a requalificação da Rua Tuyuti, os quais têm por objetivo aproximar a relação porto-cidade, requalificar áreas portuárias ociosas e preservar o patrimônio cultural erguido nos Cais Valongo e Paquetá. A análise desses projetos foi uma das metodologias utilizadas na presente dissertação, a fim de se verificar de que modos específicos a relação porto-cidade de Santos, que há muito se encontra fragmentada, poderá ou não ser restabelecida. Doravante, as considerações urbanísticas pontuadas a partir do TAC servem como um ponto de diálogo não só para as obras que já se encontram em andamento na cidade, como também para futuros projetos de integração porto-cidade que venham a ser implantados na região portuária de Santos.