Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis por Orientador "Monteiro, Waldemar Alfredo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCaracterização elétrica e mecânica da liga de alumínio AA 1050, com estrutura ultrafina processada pela técnica de deformação plástica intensa (DPI)Guerra, Maria Claudia Lopes (2015-06-12)
Engenharia de Materiais
A PCE (Prensagem em Canais Equiangulares) consiste num processo mecânico de Deformação Plástica Intensa (DPI) onde um corpo de prova é sujeito a um esforço de cisalhamento ao passar pela região de intersecção de dois canais. Os principais objetivos desse método de Deformação Plástica Intensa é alcançar uma microestrutura com grãos ultrafinos, os quais possuem propriedades físicas muito superiores aos equivalentes materiais de grãos grosseiros, como um aumento em resistência mecânica e tenacidade simultâneas. O que torna esta técnica cada vez mais interessante é que como não há redução da seção transversal é possível obter acumulo de deformação plástica e com isso obter grãos na ordem de escala nanométrica. A grande vantagem do PCE é alcançar um grau de encruamento muito superior do que obtido por métodos convencionais de deformação plástica, e consequentemente, um refino de grão muito superior também. A importância do estudo do processo de deformação plástica intensa está na melhoria do desempenho mecânico dos materiais e na possibilidade de uma melhor compreensão dos mecanismos de encruamento, fato que pode indicar um novo caminho para a produção de materiais de alta resistência mecânica, possivelmente em escala industrial. Nesse trabalho são apresentadas as análises microestruturais, mecânicas e elétricas de amostras de ligas de alumínio AA 1050, comumente utilizadas para fins elétricos, com estrutura de grãos ultrafinos (tamanho de grão típico abaixo de um micrometro) resultantes do processamento por PCE, baseada no método de DPI. - DissertaçãoCaracterização microestrutural e mecânica em juntas soldadas por arco submerso em chapas de aço microligado API 5l x70 utilizadas em minerodutosBusso, Nicolangelo Del (2016-02-01)
Engenharia de Materiais
O presente trabalho investiga as alterações que ocorrem nas propriedades mecânicas e na microestrutura em juntas soldadas por Arco Submerso, em chapas de aço ARBL (Alta Resistência e Baixa Liga) tipo API 5L X70, utilizadas em tubos de minerodutos. Estes são geralmente construídos a partir de chapas calandradas e soldadas de topo, pelo processo de Arco Submerso, formando tubos com diâmetro de cerca de 600mm, por 12 metros de comprimento. Objetivando reproduzir fidedignamente o processo de fabricação dos tubos, foram produzidos corpos de provas, soldando-se, pelo processo arco submerso, chapas fornecidas pela USIMINAS, e, destas foram retiradas amostras para se efetuar a caracterização das soldas, nas regiões da zona fundida (ZF), da zona termicamente afetada (ZTA), e do material base (MB). Foram efetuados os ensaios mecânicos de tração, dureza, dobramento e impacto, bem como a caracterização por macrografia e microscopias, ótica (MO) e de varredura (MEV). O exame metalográfico apresentou microestrutura bandeada, consistindo de ferrita poligonal, perlita e bainita com pequeno tamanho de grão. Os resultados obtidos mostraram o aumento da resistência mecânica e da dureza, influenciados pela presença de ferrita acicular. As análises fratográficas, após ensaios de impacto revelaram comportamento ductil-frágil. Os ensaios de impacto foram realizados às temperaturas de 0ºC e de -20ºC, onde apresentaram quedas significativas da tenacidade na região da solda, decrescendo da região do metal base (260J e 202J) para a zona termicamente afetada (106J e 81J) e para a zona fundida (25J e 19J), respectivamente, para 0ºC e -20ºC. Os resultados dos ensaios de dureza Vickers (HV10) apresentaram um ligeiro aumento da dureza, crescendo no sentido MB-ZTA-ZF (194 HV, 202 HV e 218 HV, respectivamente). - DissertaçãoDesenvolvimento de um novo aço para moldes de plásticoRibeiro, Paulo Sérgio (2010-01-26)
Engenharia de Materiais
Uma nova liga a base de ferro (aço) para moldes plásticos foi obtida com características melhoradas quando comparada aos materiais usualmente utilizados no mercado. Os materiais, existentes no mercado, usados como referência neste trabalho, também não são indicados para utilização que necessitem acabamentos especiais. Para aplicações de uso restrito ou que requeiram acabamentos especiais, como texturização, por exemplo, outros testes, teriam que ser realizados. Com estas características atingiu-se melhor produtividade do molde, opções de menor custo, dependendo da variação de custo de liga, no mercado internacional, bem como uma redução no consumo de energia na produção das peças, por conta da melhoria da condutividade térmica. Como resultado deste trabalho atingiu-se a manutenção das características mecânicas quando comparado aos aços equivalentes comerciais em uso, obtendo ganho expressivo em condutividade térmica. Também foi obtida a possibilidade de obter-se um aço com estrutura compatível com a aplicações do aço DIN 1.2738 até 600 mm de espessura, com menor adição de elementos de liga. - DissertaçãoEstudo sobre o uso do aço bifásico como matéria-prima em componentes estampados de carrocerias veicularesCastro, Marcos Roberto de (2012-01-27)
Engenharia de Materiais
Neste trabalho foi analisado um aço conhecido comercialmente por dual phase, compreendendo a obtenção deste tipo de aço, suas propriedades mecânicas, a relação entre sua microestrutura e seu desempenho e um comparativo com um aço microligado. Comparados aos aços convencionais, os aços bifásicos, em virtude do melhor desempenho em serviço, podem proporcionar redução de peso e consequentemente de custo nos componentes. O trabalho analisou o aço DP 800 (espessura = 1,2 mm) como potencial material em substituição a um aço microligado H260 PD (espessura = 1,5 mm) em um componente estampado de carroceria de um veiculo em produção. Esta troca possibilitou a redução de 20% de massa da peça. Foram estudadas as seguintes características: processamento, composição química, microestrutura e propriedades mecânicas. Para análise micro estrutural foi utilizada microscopia óptica. A caracterização química foi feita por meio de um espectrômetro de emissão óptica. Foram feitos ensaios de tração nos dois materiais em estudo. O ensaio de tração serviu para a obtenção de curvas tensão-deformação cujos valores alimentaram softwares de CAE visando simulação de estampagem e crash-test virtual. Com os resultados dos ensaios e das simulações foi possível verificar a viabilidade da substituição do aço microligado pelo aço bifásico (dual phase). O aço bifásico apresentou similar conformabilidade e desempenho em serviço (integridade estrutural na simulação do teste de impacto frontal). - DissertaçãoInfluência de microligantes na usinabilidade e propriedades mecânicas do aço 1045Silva Junior, Rafael Vieira (2010-04-09)
Engenharia de Materiais
Foram investigados os efeitos da adição do Bismuto, do Boro, do Alumínio, do Titânio, do Enxofre e do Nitrogênio no aço 1045 para melhorar a usinabilidade do aço e também sua influência em propriedades mecânicas. Propõe-se substituir o uso do Pb por Bi como um elemento usado para melhorar a usinabilidade mantendo-se as características mecânicas do aço 1045. São apresentados resultados obtidos dos ensaios de usinabilidade, dureza e caracterizações microestruturais por microscopia óptica e eletrônica de varredura. Os resultados de impacto realizados indicaram que o aço 1045 com adição de boro, titânio, nitrogênio e enxofre apresentou a melhor tenacidade enquanto que os resultados de usinabilidade indicaram o aço 1045 adicionado com B, Bi, Ni e S como o melhor. - DissertaçãoMicroestrutura, fratografia, propriedades elétricas e mecânicas de cermeto de Cu/Ni/Ag/Y2O3Pereira, Rafael Mezher Silva (2015-01-30)
Engenharia de Materiais
Este trabalho estuda os efeitos da de Níquel (Ni), Prata (Ag) e Ítria (Y2O3) em uma liga de Cobre (Cu). Esta liga metal-cerâmica (cermeto) foi fabricada através da Metalurgia do Pó (MP), que foi escolhida pois é vantajosa quando se trabalha com ligas de elementos com grande diferença de ponto de fusão, pressão de vapor e densidade. Esta técnica foi utilizada objetivando criar um composto com resistência mecânica e elétrica e que pudesse ser mensurado e caracterizado através da análise de amostras por meio de procedimentos experimentais usuais de dureza e de corrente elétrica assim como fratografia. Os resultados mostram e exploram algumas características interessantes desta liga, e ao investigar tais propriedades físicas objetiva-se satisfazer as necessidades tecnológicas atuais principalmente como opções para uso como ânodo de combustível sólido ou como contato elétrico para baixas temperaturas. De modo geral o estudo foi satisfatório já que apresenta dados marcantes principalmente no que se diz respeito à interação de algumas características físicas a nível microscópico dos componentes estudados neste cermeto que ainda é pouco conhecido e requer continuidade de pesquisa. Um fato que pode ser ressaltado é a aparente não difusão das partículas de Ítria que, como observado nos mapeamentos eletrônicos, ficaram alojadas entre os aglutinados de cobre fazendo com que a dispersão dos componentes na liga não fosse homogênea. Tal fator muito provavelmente foi causado pela baixa eficácia da compactação e também da sinterização das amostras o que impactou consideravelmente nos valores de dureza que ficaram abaixo do esperado, assim como os valores de condutividade por volta de 29 %IACS que medidos a temperatura ambiente para uma liga exclusivamente metálica seria considerado baixo, mas no caso desta liga metal-cerâmica é bastante razoável. Já que possuem algumas propriedades físicas inversas quando submetidas a baixas temperaturas resultando em valores de resistividade mais baixos e temperaturas críticas mais elevadas ideais para contatos elétricos a baixa temperatura. As amostras Y3 (Cu 90%/ Ni5%/ Ag3%/ Y2O32%) e Y6 (Cu 90%/ Ni7%/ Ag0%/ Y2O33%) com alta concentração de Ni e baixa concentração de Y2O3 apresentaram maior dureza, e a amostra Y7 (Cu 95%/ Ni0%/ Ag0%/ Y2O35%) com alta concentração de Cu maior condutividade.