Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bueno, Alexandre Marcelo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA narratividade bíblica no conto “na arca”, de Machado de Assis: uma análise funcionalistaCrispim, Priscila Nery Paixão (2023-08-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta dissertação busca verificar como a linguagem (dimensão lexical e construcional) é caracterizada no texto bíblico e no conto literário machadiano. Os textos de análise no trabalho são o conto de Machado de Assis “Na Arca: três capítulos inéditos de Gênesis”, doravante nomeado apenas como “Na Arca”, e o relato bíblico de Gênesis, capítulos 6 e 7, transcrito em uma versão de tradução considerada tradicional, a Almeida Revista e Atualizada (ARA). Verifica-se que o texto bíblico apresenta um relato prescindindo de comentários entremeados na narrativa, e prezando, pois, pelo seu objetivo de ensinar e doutrinar a comunidade religiosa que nela crê. O texto machadiano, por sua vez, cria arte, na apresentação de comentários marcados com fina ironia. O objetivo da pesquisa é pôr em cotejo as características de aproximação e de distanciamento do conto à linguagem bíblica em sua versão tradicional. Para tanto, busca-se aporte teórico sobre tempo narrado e tempo comentado em Weinrich (1968), análise da conversação em Marcuschi (2010), além de recorrer-se à moldura teórica do funcionalismo linguístico analisado em Halliday (2001) e Neves (2001; 2006; 2018a). A amostra permite concluir por uma grande diferença entre as duas narrativas, apesar de ambos os textos tratarem da mesma história. A busca inicial deste trabalho foi verificar se Machado de Assis utilizou aspectos próprios da linguagem bíblica e, se usou, quais são os pontos de distanciamento e de aproximação do conto machadiano (literário) com a linguagem bíblica. A conclusão foi que há mais pontos de distanciamento lexical e mais pontos de aproximação na construção linguística. - DissertaçãoCaracterísticas da produção de textos dissertativos-argumentativos a partir da vivência com haicaisSousa, Sheila Christina Faria de (2021-02-19)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Um dos principais problemas no desenvolvimento da escrita em alunos do Ensino Médio (EM) é a prolixidade, dentre outras dificuldades ligadas à coesão e à coerência textuais. Uma outra questão enfrentada pelos professores é a falta de interesse e de gosto pela escrita. A partir do ensino, da leitura e da escrita de haicais, poema de origem japonesa que tem na concisão uma de suas principais características, objetiva-se levar estudantes dos anos finais do EM, de ensino regular e de EJA, à escrita de textos dissertativos-argumentativos concisos, claros e objetivos. A hipótese deste trabalho é a de que a vivência com essa modalidade poética pode ajudar na escolha lexical e na organização das ideias que os estudantes necessariamente projetam em suas redações. Conhecer o que é e como o haicai chegou e foi difundido no Brasil, os principais poetas (haicaístas) e exercitar a composição de haicais a partir de palavras-chaves elencadas ao serem projetadas imagens em sala de aula, podem contribuir para o estudante perceber que é possível dizer muito em poucas palavras, além de oportunizar a prática de leitura relativamente simples e que ajuda a despertar o interesse por poemas que, por sua brevidade, podem ser mais facilmente confeccionados, gerando segurança e autoconfiança enquanto, produtor de textos. O haicai é um gênero pouco trabalhado em aulas de Língua Portuguesa, mas com potencial para auxiliar professores a despertarem em seus alunos o prazer pelo texto, sem perder a importância do desempenho linguístico nos textos dissertativos-argumentativos, frequentemente requeridos em exames seletivos como o ENEM e vestibulares. Neste trabalho propomos uma sequência didática com o intuito de verificar a aplicabilidade de nossa proposta. Espera-se, assim, que este trabalho contribua para a discussão a respeito de caminhos metodológicos para melhorar a escrita de estudantes de EM, com vistas a uma melhora em seu desempenho linguístico. - DissertaçãoA construção da identidade da mulher negra: um estudo semióticoMoreira, Janaina Estela Faria Chabes (2023-02-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
As questões identitárias têm ganhado visibilidade a partir de debates mobilizados por sujeitos e movimentos sociais. Trata-se de um discurso que reelabora a imagem de sujeitos negros, no caso a ser analisado, para se contrapor às representações produzidas pelo racismo hegemônico (e estrutural) que historicamente desumanizou a comunidade negra brasileira e, em particular, a mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar a (re)construção da identidade da mulher negra por meio de perfis da rede social Instagram. Utilizaremos como corpus três publicações de páginas do Instagram, administradas por mulheres negras. Por meio dos estudos da Semiótica Discursiva, de Algirdas Julien Greimas, da Sociossemiótica, de Eric Landowski, assim como do conceito de identidade de Stuart Hall, verificaremos o percurso identitário das mulheres negras em nosso corpus. Percebemos que, em todos os textos escolhidos, há um “aceno” ao resgate de sensibilidade na figura da mulher negra, antes tida tradicionalmente como símbolo sexual, de força ou de raiva. - DissertaçãoO discurso da precarização do trabalho: manipulação e resistência.Narciso , Juliana (2023-02-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O número de entregadores motociclistas cresceu entre 2020 e 2021 meio à pandemia da covid-19, e sua atuação tornou-se tão indispensável quanto a necessidade do reconhecimento da profissão formal da categoria. Antes do advento dos aplicativos de entrega, muitos desses profissionais possuíam contrato de trabalho formalizado com estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes e padarias; porém, o desemprego e a perspectiva de que trabalhar para um aplicativo confere ao indivíduo a ideia de autonomia e flexibilidade, ainda que sob condições precárias de trabalho como tempo excessivo em cima das motos, falta de subsídio para manutenção de equipamentos, ou mesmo a ausência de pontos para descanso e almoço, têm levado um número cada vez maior de trabalhadores à adesão de tal atividade. O IFood e as demais empresas de aplicativo, procuram engajar os trabalhadores seduzindo-os com a ideia mentirosa do empreendedorismo e da liberdade de se trabalhar sem patrão. Mas ao contrário disso, eles são supervisionados durante todo o tempo em que permanecem conectados ao aplicativo, e sancionados com o castigo do bloqueio toda vez que as empresas entendem que uma entrega não é cumprida. O trabalho precário e o desrespeito constante motivaram a criação do movimento “Entregadores Antifascistas”, que tem o objetivo de engajar os trabalhadores em uma luta consciente, desvelando, sobretudo, a falsa ideia do empreendedorismo. Liderado pelo entregador Paulo de Lima, o Galo de Luta, o movimento tem enfrentado a intimidação das empresas que se opõem a qualquer tipo de reivindicação. Nossa pesquisa mostrou-nos que a exploração neoliberal do Capitalismo de Plataforma ganhou força no auge da crise pandêmica da covid-19. As manifestações organizadas pelos Entregadores Antifascistas resultaram em algumas ações por parte das autoridades, como é o caso da criação da Lei 14.297/22, que trouxe medidas temporárias para assegurar proteção aos entregadores durante a vigência de emergência em saúde pública na pandemia de covid-19, e do Projeto de Lei 551/2020, que exige das empresas, entre outras medidas, a implementação de pontos de apoio para descanso do entregador durante o período de trabalho. No entanto, ficou também evidente em nossa pesquisa que, por mais que medidas protetoras sejam criadas, o engajamento das empresas em encontrar brechas para manter a exploração ativa parece infindável: criação de dark kitchens sem local adequado para a retirada de pedidos, livre gameficação do trabalho - promoções para obter “grana extra”- programadas para trabalhar o psicológico dos trabalhadores, infiltração de agentes contratados pelo IFood em greves organizadas pelos Entregadores Antifascistas para mudar foco de reivindicações e enfraquecer a liderança do Galo. Estes, entre outros, são alguns dos pontos levantados nessa pesquisa, e que nos fez entender a importância e a magnitude que o trabalho de conscientização feito pelo Galo à frente dos Entregadores Antifascistas tem para provocar mudanças no consolidado mundo capitalista. O objetivo desse trabalho é o de analisar a relação de manipulação e sansão das empresas de aplicativo IFood e Uber Eats para com os entregadores, e também o discurso de resistência do Galo de Luta a tais injustiças. Para isso, utilizamos enunciados extraídos dos sites das empresas, e de entrevistas concedidas pelo Galo à mídia online, analisando-os sob os princípios propostos pela Semiótica discursiva de Greimas. - DissertaçãoDiscursos mentirosos na área da saúde: semiótica e educaçãoFonseca, Bruna da Silva Gusmão (2022-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O tema das fake news cresceram nos últimos anos, com o desenvolvimento das redes sociais e outros mecanismos de comunicação digital. Em especial, o discurso das fake news é utilizado em campos cujos temas se cruzam, como a política, a saúde, a educação, a justiça, entre outros, sempre com finalidades nefastas. Para nosso estudo, consideramos o impacto social e político da grande produção e proliferação de discursos mentirosos em redes sociais, sobretudo na área da saúde durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021. Objetivamos identificar as características dos discursos mentirosos sob a perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa, assim como pensar em como a educação pode se beneficiar da metodologia semiótica para desvelar tais discursos. Temos como objeto de análise cinco exemplares de fake news produzidos e disseminados durante a pandemia de COVID-19 na rede social Facebook, no período mencionado. Para tanto, recorremos à semiótica discursiva de linha francesa, que se propõe a investigar o que o texto diz e quais procedimentos são empregados para tanto. Utilizamos também as questões dialógicas que nos permitem estabelecer relações com os discursos políticos que permeiam o material escolhido. Após o apontamento desses procedimentos, propomos uma reflexão acerca de práticas de ensino-aprendizagem como ferramenta no combate às fake news, desfazendo a ideia do sujeito como receptor passivo de informação para incentivar o desenvolvimento da autonomia e da criticidade no processo de aprendizagem. - DissertaçãoUma análise comparativa dos efeitos de sentido na mídia impressaSiervo , Fabiola do Vale (2023-08-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Textos jornalísticos podem descrever um mesmo acontecimento de maneiras diferentes. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa e identificar marcas linguísticas que promovem diferenças no texto. Para tanto, utilizamos como objeto de estudo dois jornais de grande circulação em São Paulo: O Estado de S. Paulo e o Agora São Paulo. O corpus a ser analisado é composto por reportagens de âmbito nacional e internacional (principais e secundárias) que tratam de um mesmo fato. Esta pesquisa recorreu a conceitos da Linguística Textual e dos Estudos Discursivos de Mídias/Comunicação para compreender como estes jornais despertam o interesse de seu público por meio de um posicionamento linguístico em seus discursos. Para tanto, nos valemos da análise dos recursos discursivos compostos por figuras de linguagem e dos recursos linguísticos de sequenciação textual, especificamente a anáfora e a catáfora, observando os efeitos de sentido que produzem no texto jornalístico para o receptor.