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Navegando Dissertações por Orientador "Amaral, Gloria Carneiro do"
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- DissertaçãoAssim que passarem cinco anos (Garcia Lorca) : teatro de ensaioPavan, Jussane Cristine Orlandeli (2017-02-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo desse trabalho é apresentar uma leitura da obra Así que Pasen Cinco Años de Federico Garcia Lorca por meio da personagem Jovem, protagonista da peça, e de sua relação com as demais personagens. Por ser uma peça não tão estudada quanto a conhecida Trilogia Espanhola de Garcia Lorca, a minha interpretação se concentrou nos livros de Alfredo de La Guardia e Francisco Ruiz Ramón. Ambos concordam que a obra de Garcia Lorca utilizou as terorias psicanalíticas de Sigmund Freud para sua construção e, portanto, essa dissertação também recorreu a alguns trechos da obra do psicanalista. Como resultado do trabalho, foi possível perceber que a construção do protagonista acontece por meio das relações que ele constroi durante a peça e elas são introjeções da realidade vivida por ele em um sonho. A partir do encontro com as introjeções, o Jovem consegue alcançar o amadurecimento da vida adulta. A leitura dessa obra de Garcia Lorca trouxe não só o entendimento do processo criativo do autor na escritura do texto dramático e da sua visão para um novo modelo de teatro, mas também um entendimento do desenvolvimento humano e dos obstáculos que se apresentam para que ele seja conquistado. - DissertaçãoAs figurações animalescas no "Eu" de Augusto dos AnjosCosta, Miguel Graciano Silva da (2019-08-19)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O tema desta pesquisa é relevante uma vez que se propõe a apresentar uma análise de parte da obra de Augusto dos Anjos, que possa ser utilizada como exemplo e contribua para a compreensão e para a construção de sentido dos poemas. O objetivo foi realizar uma análise das figurações animalescas presentes na obra “Eu”, composta por 58 poemas, dentre os quais 43 sonetos. Nesta análise, foram observados o processo de construção e os elementos temáticos dos poemas “O morcego”, “A um carneiro morto”, “Asa de corvo”, “O corrupião” e “Versos a um cão”, o quais têm a figura animal como representante da temática. Inicialmente, foi feito o levantamento e a leitura de estudos acadêmicos que tratam da vida e da obra de Augusto dos Anjos. A ideia foi tomar conhecimento do tipo de abordagem que o poeta recebe daqueles que se propõem a estudá-lo; como são inúmeros os trabalhos, apenas quatro foram consultados para esta pesquisa. Em seguida, foi reunida a fortuna crítica que permitiu a fundamentação teórica, mas que também foi selecionada devido ao grande número de autores. O passo seguinte foi a leitura e releitura do “Eu”, com a finalidade de identificar e selecionar os poemas que melhor atendessem ao tema aqui delimitado, o que resultou no corpus formado pelos referidos poemas. Por fim, foram realizadas as análises dos poemas elencados, partindo da observação dos elementos presentes na superfície textual até chegar à abordagem da estrutura mais profunda dos textos, a exemplo dos ensinamentos de Antônio Cândido em “Na sala de aula”. - DissertaçãoO ponto de vista narrativo em PoeAquino, Paula Silveira de (2011-02-09)
Letras
This Mastership Dissertation presents analysis of the narrative point of view in the short-stories "The fall of the House of Usher", "The Tell-Tale Heart", and "Berenice", by Edgar Allan Poe, with basis on theories by Norman Friedman, which is approached by Ligia Chiappini Moraes Leite (2002), and Wayne C. Booth, about the unreliable narrator Some theoretical considerations approached by Poe, in the "Philosophy of the composition" (1846) and in other essays translated by Baudelaire (2003), are also utilized. Considerations by Todorov (2004), Freud (1919), Jung (1961) apud Philippov (1999), and Castex (1951) apud Philippov (1999), about fantastic theories are also approached. It is verified that all the analyzed works are narrated in first person. It means that the narrator is always a participating character of the story. It was possible to evidence that there is, in all of them, a contradiction between what the narrator proposes himself to do and that which is permitted by the situation he is inserted in. The trials in helping a friend, who lives in a full of melancholy house, to alleviate a nervous agitation are all vain, since it is the mansion‟s owner who ushers the narrator to execute his habitual activities. In the second short-story, the character who does not accept to be called mad and wants to show all the calm, precaution and perfection he had when he killed the old man he used to look after, suffers from an acuteness of the sense of hearing, which makes him hear the beats of the murdered man‟s heart. This sound shows the limits between the narrator's calm and fury, until the moment in which he, believing that the policemen could hear the same thing he could, and would be making a mockery of him, confesses the crime. Finally, the narrator Egaeus is conscious that he always had a bad health and recognizes that his reality of life is different from the one of other characters around him. In spite of saying that he does not seek to convince, Egaeus makes long explanations about the features of his illness and tries to avoid technical language, so that the common reader is able to comprehend him. He hopes that the revelation of his consciousness of the crime, and of the consequent family dishonor could assuage his guilt. - DissertaçãoTouradas, toureiros e morteMozer, Mariana Calvo (2011-02-25)
Letras
The present paper develops the analysis of the figurative presences in the work of Frederico Garcia Lorca. For this ,it is used as corpus for the analysis the work of Llanto by Ignácio Sanchez Meijas, wherein the author proposes through the bullfight ceremony the vision of the death. Constituting this ceremony as the basis of the paper, we will focus on the study of the symbolic figures-the moon, the blood, the flowers, the colors red and white, the bull, the stone, the wind etc.. by focusing on the presence of the death as the main reason of this work. - DissertaçãoVampiros humanizados: análise da obra Interview with the vampire de Anne RiceHradec, Patricia (2014-01-31)
Letras
Esta dissertação tem por objetivo analisar o romance Interview with the Vampire de Anne Rice que é o primeiro livro dos dez que constituem suas Crônicas Vampirescas . Pretende-se com esta pesquisa demonstrar como os vampiros apresentados por Rice são humanizados. Inicia-se com um estudo histórico sobre os vampiros, tanto lendários quanto literários, depois há um estudo sobre a vida e obra da escritora norte-americana bem como um levantamento das diferenças entre os vampiros de Rice e outros descritos na literatura, entre os quais o ícone do gênero: Drácula, de Bram Stoker. A análise continua ainda com alguns apontamentos teóricos sobre o gênero fantástico, incluindo conceitos de Todorov, Ceserani, entre outros. Há também uma análise dos principais personagens: o vampiro Louis que renega sua natureza vampírica; o vampiro Lestat que também luta contra problemas humanos; Cláudia, a menina vampira, que não aceita sua condição de mulher presa a um corpo de criança; o vampiro Armand, um dos mais velhos vampiros do mundo que almeja a paz humana. Há ainda a análise de um personagem humano, um suposto jornalista, que ouve toda a história de vida mortal e imortal do vampiro Louis. A análise ainda abrange o tempo e espaço da narrativa e sua relação com o gênero fantástico, bem como algumas diferenças entre o livro escrito em 1976 e o filme, lançado em 1994, um sucesso de bilheteria, referência para muitos filmes sobre vampiros.