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Navegando Dissertações por Orientador "Martins, Valéria Farinazzo"
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- DissertaçãoAvaliação de usabilidade e acessibilidade de sistemas interativos com foco em indivíduos com TEANavikas, Flávio Hergersheimer (2024-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A acessibilidade digital trata de aspectos relacionados à inclusão de toda diversidade humana na construção de experiências unificadas e equivalentes. Ela é responsável por garantir que a inclusão e as boas práticas de design estejam alinhadas ao processo de desenvolvimento de sistemas interativos, mantendo o usuário em primeiro plano. Apesar dos constantes esforços, nem todas as condições, disfunções e deficiências são atendidas por igual, e nem todos os mecanismos que avaliam a usabilidade e a acessibilidade dos sistemas interativos são suficientes para contemplar as mais diversas características encontradas. Este trabalho tem foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema que ganha cada vez mais relevância, e que apresenta escassez de recursos avaliativos na literatura de Interação Humano-Computador (IHC). Com o objetivo de contribuir nesse espaço, o trabalho apresenta uma metodologia para sistemas interativos baseada em critérios de usabilidade e acessibilidade, com foco em indivíduos com TEA, propondo uma avaliação heurística construída a partir do estudo da relação entre o TEA e a tecnologia. Para isso, a construção da metodologia percorreu um mapeamento sistemático, revisões bibliográficas multidisciplinares, entrevistas com especialistas em TEA, um cruzamento entre as características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA, metodologias de desenvolvimento de sistemas focadas em usabilidade e acessibilidade, metodologias de avaliação heurística existentes e metodologias para desenvolvimento de sistemas focados em indivíduos com TEA. Diferente de outras abordagens, que se apoiam apenas nas guidelines da WCAG, a metodologia presente utiliza fontes alternativas para compor a avaliação, oferecendo oportunidade de utilização em múltiplas etapas da construção de sistemas interativos. Por fim, o resultado da metodologia criada recebeu avaliação de especialistas em IHC, sendo submetida a um sistema interativo real para teste prático. O produto gerado foi a construção de um modelo de avaliação heurística fundamentada em cima de referências da área de usabilidade e acessibilidade, com foco nas características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA. - DissertaçãoSistema de acompanhamento acadêmico para neuroatípicos no ensino superiorPassos, Fabiano Romeu Henry (2025-03-21)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo trazer uma proposta sobre a utilização de tecnologia para abordar a inclusão de alunos neuroatípicos no Ensino Superior. A ideia central foi estudar as estratégias adotadas na universidade e por professores do Ensino Superior para acomodar alunos com padrão neurocognitivo diverso, mais especificamente abordando os que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) e oferecer uma proposta de mudança processual, de forma a acolher necessidades que hoje não são atendidas. Como instrumento para mudança, a pesquisa oferece um protótipo de sistema para armazenamento das práticas adotadas pelos docentes e núcleos de apoio psicossociais a fim de favorecer a comunicação entre estes envolvidos, considerados fundamentais durante os anos de vida acadêmica de um aluno neuroatípico. Foi possível medir, a partir deste protótipo, quais funcionalidades a serem desenhadas em um sistema de informação para monitorar o progresso acadêmico destes alunos. Este sistema de informação também apoia na colaboração interdisciplinar e na troca de conhecimento entre docentes, promovendo práticas de ensino mais eficazes e inclusivas. Aqui, incluem-se práticas pedagógicas adotadas, dificuldades enfrentadas, estratégias de sucesso, necessidades específicas dos alunos, feedback sobre intervenções e atualizações sobre o progresso acadêmico. Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação do protótipo com a participação de docentes, núcleos de apoio psicossociais e alunos neuroatípicos. Os resultados dessa avaliação demonstraram que o protótipo de sistema proposto contribui para a melhoria da comunicação e do acompanhamento acadêmico. Além disso, foram observados avanços na personalização das estratégias de ensino, com destaque para o monitoramento contínuo das necessidades individuais dos alunos. O protótipo também mostrou potencial para reduzir a fragmentação das informações e integrar as práticas adotadas ao longo da jornada acadêmica, promovendo um suporte mais efetivo e inclusivo. Esses resultados confirmam a relevância da solução proposta e sua aplicabilidade como uma ferramenta de apoio essencial para atender às necessidades específicas de estudantes neuroatípicos no Ensino Superior.