Desenho Industrial – Habilitação em Projeto de Produto (Até 2013) - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Desenho Industrial – Habilitação em Projeto de Produto (Até 2013) - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Hovnanian, Marco Antonio Dresler"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCUma luminária emergente de estudos reflexivos sobre percepção visualMarar, Fernando Camargo (2012)Estudos sobre percepção visual e iluminação culminaram com a materialização de um produto que transita pelas duas áreas do design: Projeto de Produto e Programação Visual. Sendo assim, estabeleceu-se como objetivo deste projeto a construção de uma luminária que permite ao usuário explorar diferentes possibilidades de iluminação no ambiente e, consequentemente, diferentes olhares sobre um mesmo espaço e sobre os objetos que nele se inserem. Para a sua concretização, nos respaldamos na premissa do método “do-it-yourself” ( DIY ), visando maior interatividade entre usuário e objeto. Como resultado, obteve-se uma luminária versátil, atrelada a aspectos de sustentabilidade, à medida que poderá ser reutilizada e modificada com cúpulas diversificadas. Dessa forma pretende-se, aqui, contribuir para um consumo mais consciente, evitando-se descartes precipitados e desnecessários.
- TCCProjeto RHUA: conceito de abrigo para móvel para moradores de ruaJales, Edson Rodrigues (2012)Quem de nós, moradores da cidade de São Paulo, que nunca nos deparamos com uma pessoa dormindo pelas calçadas em um dia de frio ou chuvoso? Por isso, esse trabalho de conclusão de curso, discute e propõe uma solução para amenizar o sofrimento dos moradores de rua e vítimas de catástrofes através do design, propondo um abrigo portátil. Seria possível o design propor soluções a um problema como esse? Qual o limite do design afinal? Qual a nossa responsabilidade como cidadãos? Refletido em cima de questões deste nível, procura-se aqui “respostas”, o trabalho contou com reflexão e colaboração de alguns autores, como: Kyrzystof Wodiczko, John Heskett, Marco Hovnanian, Mike Baxter, Peter Phillips, Saulo Barbará, Tim Brown e Zygmunt Bauman. Portanto, será o design abrangente, ativo e mensurável a esse ponto?
- TCCRetradução do design através da fotografiaIndini, Felipe Cunha (2013-09-10)A fotografia esta mais presente no nosso dia a dia doque estamos acostumados. Estamos cientes das coisas que vemos, mas não as entendemos por completo porque não focamos nossa total intenção nelas. Tudo começou com a ideia de relacionar o design com a fotografia, mas de que forma? Quanto mais se explica uma foto, mais tende-se a complica-las e interroga-las. Portanto uma fotografia sempre teve mais de um significado, quando tirada propositalmente. Sobre produtos, podemos ter uma opinião parecida, conectando-os com a fotografia. Ao registar um produto pela fotografia, não apenas o estamos fazendo de modo simplório. Estamos trazendo a tona, todas as características e poderes sobre aquele objeto