Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Szilágyi, Gisele"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise do efeito da temperatura emergente sobre a dureza após envelhecimento de liga de alumínioMaia, Vítor Guimarães Studart (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho, foi estudada a influência da temperatura emergente no processo de conformação mecânica de liga de alumínio 6060 por extrusão a quente. O processo de extrusão foi reproduzido sob aspectos térmicos, com amostras brutas-de-fusão sendo homogeneizadas e submetidas a solubilização, em diferentes temperaturas, e envelhecimento artificial. Após os tratamentos térmicos, foram medidas as durezas das amostras. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da temperatura de saída da prensa de extrusão (temperatura emergente) na dureza do produto. Temperaturas abaixo da faixa ideal para atingimento da têmpera T5 não promovem solubilização completa dos elementos de liga, resultando em precipitados que pouco contribuem para o ganho de dureza na condição envelhecida artificialmente. Por fim, os valores de dureza das amostras envelhecidas foram inferiores aos encontrados na literatura para esta condição, devido ao fato de, durante a extrusão a quente, também ocorrer o endurecimento por deformação. - TCCAvaliação do tempo de espera para envelhecimento artificial sobre a dureza atingida em liga de alumínioSilva, Josiane Aparecida da (2020-12-14)
Escola de Engenharia (EE)
Neste estudo, o efeito do tempo de espera para o envelhecimento artificial foi avaliado para a liga de alumínio 6060, muito utilizada para a fabricação de perfis extrudados. O material foi submetido a ciclos de tratamentos térmicos característicos do processo de extrusão. Foram conduzidas análises quanto a microestrutura e dureza obtida após diferentes tempos de intervalo entre solubilização e envelhecimento artificial. Os resultados foram relacionados com os mecanismos e sequências de precipitação sugeridos na literatura e mostraram que o envelhecimento natural pode ter tanto efeito positivo quanto negativo no envelhecimento artificial para uma liga com baixa concentração de Mg e Si. Por fim, os dados obtidos dão uma orientação prática de qual intervalo de tempo de espera pode ser favorável ou prejudicial ao ganho de dureza.