Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Peres, Renato Meneghetti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAvaliação da deterioração de propriedades mecânicas e de aplicação de argamassas colantes em função do tempoBachner, Andressa Patinskas (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho possui como objetivo comparar as propriedades mecânicas de produtos cerâmicos em função do tempo. Serão analisadas duas argamassas colantes do mesmo fabricante, porém com oito meses de diferença na data de fabricação. Afim de identificar se o material está em processo de deterioração ou não, foram realizados os ensaios de resistência a compressão, procedimento para medir a resistência mecânica do material, sendo considerado a carga máxima suportada pela argamassa na compressão axial, resistência a flexão, Picnometria, análise termogravimétrica e o ensaio de Espectrometria de Fluorescência de Raios- X. Ao final dos testes, foi observado que as argamassas estudadas apresentaram diferenças consideráveis em suas propriedades mecânicas evidenciando que houve perda de propriedades mecânicas em função do tempo, porém não foi possível verificar, se os resultados obtidos estavam dentro dos padrões aceitáveis pelo fato de não existir normas para definição das propriedades de resistência a compressão e à flexão. Diferenças essas que podem ter sido causadas pelo mal armazenamento, evaporação da água através da embalagem, deterioração do aditivo, absorção de umidade provocando empedramento, entre outras possíveis causas. - TCCAvaliação do desempenho de argamassas colantes com substituição de agregado míudo por borracha de pneus inservíveisOliveira, Gustavo Santos (2019-12-17)
Escola de Engenharia (EE)
Diversas ações voltadas a reciclagem de materiais vêm sendo desenvolvidas para mitigação dos impactos causados por uma sociedade cada vez mais urbana. Neste sentido, a utilização de resíduos de pneus surge como um desafio para toda cadeia, frente as legislações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Deste modo, associado ao processo de urbanização, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da substituição de agregado miúdo por resíduos de pneu em argamassas colantes. A avaliação considerou os requisitos de norma e algumas propriedades de caracterização das argamassas. Foram avaliadas cinco composições de argamassa, sendo uma argamassa padrão, e as demais com substituição de 10, 20, 30 e 40%. As matérias primas foram misturadas manualmente no estado a seco, e sua adição com água seguiu os procedimentos normativos. A substituição por borracha provocou redução das propriedades mecânicas, da trabalhabilidade, da densidade e da massa específica, além do aumento na absorção de água e índice de vazios. A borracha presente nas argamassas colantes dificulta a passagem do ultrassom, sendo uma particularidade a ser estudada para aplicações de conforto acústico. Mesmo com a redução nas propriedades mecânicas, todas as argamassas estudadas se apresentaram em conformidade com a norma para argamassas colantes industrializadas.