Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Machado, Miriam Lúcia Chiquetto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstudo do potencial de incorporação de fibra de bambu em termoplásticos para aplicação em calçadosSouza, Cléo Diogo Moreira de; Caro, Nathalya Cadoni Ruiz (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
O estudo do potencial de incorporação de fibras de bambu em polímeros é fundamental para a indústria sustentável, visando aplicações que tenham valor agregado de mercado, com menor impacto ambiental. O polipropileno é vantajoso por seu fácil processamento e versatilidade na incorporação de reforços. O poliestireno cristal foi escolhido por já ser utilizado na indústria de calçados e possibilitar redução de custos. As fibras são consideradas modificadores naturais em materiais compósitos, fonte de recurso renovável e de fácil acesso para pesquisas, devido à enorme biodiversidade brasileira. Este estudo visa comparar propriedades mecânicas dos polímeros puros versus compósitos com fibras e determinar se a aplicação na indústria calçadista é viável, melhorando a resistência do produto. Foram realizados ensaios de Tração, Flexão em Três Pontos, Impacto, Dureza Shore, Teste de Fluidez e HDT/VICAT. Os resultados obtidos permitiram relacionar a temperatura de processamento dos compósitos com propriedades das fibras e sua possível degradação, sendo que para o polipropileno, houve leve diminuição de fase elástica e capacidade de absorção de energia, porém para o poliestireno cristal, houve acréscimo em média de 60% na temperatura máxima de trabalho, quando solicitado por esforços mecânicos. Os índices de fluidez dos compósitos com fibras também apresentaram variação significativa. - TCCReciclagem de garrafas plásticas de polietileno de alta densidade: processamento e caracterização do material reciclado, e comparação com as propriedades do material virgemSargiani, André Braga (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
Um dos maiores problemas na atualidade é a grande quantidade de resíduos sólidos não degradáveis gerados e descartados incorretamente, sendo o Polietileno um dos principais polímeros descartados pós-uso. Com o objetivo de se ampliar as possibilidades de aplicação de materiais reciclados, o Polietileno de Alta Densidade, mais especificamente o utilizado em garrafas de leite, foi escolhido para ser estudado, a fim de se comparar as propriedades do polímero reciclado com o polímero virgem, propondo possíveis usos desse material reciclado. Como polímero virgem foi escolhido o PEAD SGF4960, da Braskem, devido à indicação de uso deste para fabricação de frascos para lácteos. Foram realizados ensaios de Tração, Impacto, Dureza, Teste de Fluidez e HDT/VICAT. Os resultados obtidos permitiram verificar a possibilidade de processamento do material reciclado, o qual apresentou boas propriedades de impacto e temperatura de deflexão térmica, mas com baixa tração de ruptura. Contudo, foi possível propor alguns usos desse material, no lugar do PEAD virgem, contribuindo para uma produção mais sustentável.