Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Calicchio, Leonardo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstudo da viabilidade e eficiência do tântalo como elemento de liga em bioligas metálicas a base titânioVieira, Isabella Spinola de Mira (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As ligas de titânio são excelentes biomateriais, já que são ligas inertes com boa dureza e resistência mecânica. A liga mais utilizada é a Ti-6Al-4V, no entanto devido a reação de seus elementos no corpo humano, busca-se encontrar ligas com propriedades semelhantes. As ligas Ti-Ta são candidatas a esta aplicação, visto que possuem módulo de Young mais compatível com o do osso humano, conduzindo a uma menor propensão a fraturas e enfraquecimentos dos ossos e ou solturas do implante. Porém deve-se analisar a composição da liga, já que a quantidade de cada elemento pode determinar diferentes valores de propriedades como a densidade, resistência mecânica e o próprio módulo de elasticidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica com autores que utilizaram diferentes composições da liga Ti-Ta para analisar e caracterizar as propriedades de cada composição. Concluiu-se que uma composição de 30% de tântalo na liga é mais eficiente, já que nessa faixa de densidade de tântalo, a liga possui um módulo de Young mais baixo associada a uma menor densidade e resistência mecânica adequada. - TCCManufatura aditiva de materiais metálicos: métodos, procedimentos e produtosLadeira, Igor José Dester (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O avanço das tecnologias de impressão 3D adentrou a área de materiais metálicos e tem se desenvolvido na última década. A capacidade de manufaturar aditivamente partes metálicas permite a elaboração de produtos com formas complexas, impossíveis de se obter com processamentos convencionais, e propriedades inéditas. Mais ainda, a manufatura aditiva de materiais metálicos permite a flexibilidade do design, o encurtamento do estágio de desenvolvimento de produtos e a redução de resíduos durante o processamento, tornando-a interessante no contexto de Indústria 4.0. Através da aquisição e análise de publicações científicas, reuniu-se a informação acerca das características deste método de produção. Esse trabalho revisa a literatura sobre a área de manufatura aditiva (ou impressão 3D), tratando dos principais métodos de impressão de materiais metálicos, especificamente as tecnologias de Powder Bed Fusion, Directed Energy Deposition e Binder Jetting, das características destes processos e impacto dos parâmetros na conformação da matéria-prima, dos principais produtos obtidos, e estabelecendo, também, uma comparação com os métodos convencionais - TCCUtilização de nióbio em aços inoxidáveis em aplicações biomédicasRezende, Fernando Caldiron (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
Os aços inoxidáveis são materiais amplamente utilizados na área biomédica, com especial destaque para o aço inoxidável austenítico 316L para implantes. Parte integrante deste aço é o níquel, elemento responsável por estabilização da microestrutura austenítica. No entanto, o níquel pode apresentar efeitos negativos in vivo e preços altamente voláteis, sendo desencorajado seu uso. Esta revisão explora o uso do nióbio em aços inoxidáveis em aplicações biomédicas, coletando e analisando estudos nas últimas duas décadas e indicando potenciais novas pesquisas. Verifica-se que o nióbio é responsável por interessantes melhorias de propriedades dos aços, na forma de elemento de liga, em combinação com outros elementos, ou em recobrimentos superficiais, apresentando grande potencial para futuros desenvolvimentos na área.