O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
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Tipos de trabalho
Submissões Recentes
TCC
Desafi os na adoção da ciência de dados nas empresas brasileiras: barreiras tecnológicas e culturais
Rampani, Júlia (2025-06-16)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo investiga os fatores que limitam a adoção de ferramentas de ciência de dados nas empresas brasileiras, com foco nas barreiras que comprometem o uso dessas tecnologias para planejamento estratégico e previsões empresariais. A pesquisa procura responder à pergunta: Por que as empresas brasileiras ainda enfrentam difi culdades para integrar ciência de dados em seu processo de planejamento e previsão? Ao comparar o cenário nacional com o de outros países, destacamos as lacunas tecnológicas e culturais que afastam as empresas locais das melhores práticas globais. Por fi m, propomos ações e melhores práticas que visam promover a aplicação da ciência de dados no contexto corporativo nacional. O artigo inclui uma crítica ao estudo "Digital transformation in Brazilian industry: bridging theory and practice".
TCC
Desenvolvimento de um jogo (App) android para apoio na alfabetização de crianças.
Geronymo, Leonardo de Paula Fraga (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O processo de alfabetização infantil exige abordagens que aliem ludicidade e eficácia pedagógica. Este trabalho tem como objetivo o
desenvolvimento de um aplicativo Android voltado ao apoio na alfabetização de crianças, utilizando jogos pedagógicos interativos para apoiar o
aprendizado de crianças em fase de alfabetização.O protótipo foi implementado com o uso da ferramenta GDevelop 5, contemplando atividades como identificação de sons iniciais, contagem silábica e completamento de sílabas.Após sua finalização, o aplicativo foi submetido à avaliação de conteúdo por quatro especialistas da área da educação, com base no Índice de Validação de Conteúdo (IVC). A avaliação resultou em uma média 3 no IVC, indicando bom nível de validade do conteúdo. Conclui-se que o aplicativo apresenta potencial como ferramenta de apoio no processo de alfabetização, sendo bem avaliado pelos especialistas quanto à sua proposta pedagógica e usabilidade.
TCC
Uso de expressão gênica de RNA na predição de câncer: modelos, desempenho e interpretação
Koo, Alex Se Yoon (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, a área de bioinformática conseguiu expandir suas fronteiras, incorporando a área de tecnologia buscando novos meios de resolver os seus problemas, como por exemplo análise sequencial de DNA para previsão do câncer. Este trabalho tem como objetivo a investigação do uso do Deep Learning para a identificação e previsão de câncer a partir de expressão gênica humana. Propomos um algoritmo de Rede Neural de Propagação Direta, também chamada de FeedForward Neural Network com o objetivo de se destacar dos algoritmos presentes até o momento.O nosso modelo foi criado tanto para a identificação de 17 cânceres (”BLCA”,”BRCA”, ”CESC”, ”COAD”, ”HNSC”, ”KIRC”, ”KIRP”, ”LGG”, ”LIHC”,”LUAD”, ”LUSC”, ”OV”, ”PRAD”, ”SKCM”, ”STAD”, ”THCA”, ”UCEC”) quanto para os 32 cânceres que existem no dataset utilizado.
TCC
Análise da utilização de perlin noise e voronoi noise na geração de biomas em um terreno finito 3D
Meres, Lucas Goulart de Farias (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A geração procedural tem sido utilizada desde as décadas de 1960 e
1970 e continua a ser um elemento crucial no desenvolvimento de jogos, estabelecendo
uma área de pesquisa que ainda possui vasto potencial para diversas
aplicações. Com a geração procedural, algoritmos de geração de biomas surgiram
para endereçar a automação na criação de mundos 2D e 3D. Entre eles,
existem dois algoritmos comumente utilizados: a geração procedural de biomas
com o ruído de Voronoi e a geração procedural de biomas com mapas de controle,
como mapas de umidade e temperatura, gerados com o ruído de Perlin.
O objetivo desta pesquisa é apresentar um relatório comparativo entre esses algoritmos
procedurais de geração de biomas, visando destacar suas qualidades,
limitações e resultados visuais. Essa análise permitirá uma compreensão mais
aprofundada de suas aplicações e contribuições para a criação de ambientes
virtuais dinâmicos e imersivos.
TCC
Aplicação de behavior tree para IA de NPCs inimigos em jogos de survival horror
Ferreira, João Victor Pacheco (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo tem como objetivo analisar e aplicar os conceitos de Beha-vior Tree na implementação de personagens não controlados pelo jogador (Non-Playable Characters ou NPCs) em jogos do gênero survival horror. Como principal referência para este estudo, foi usado o jogo Alien: Isolation (2014), que emprega Inteligência Artificial (IA) baseada em Behavior Trees para criar comportamentos dinâmicos e adaptativos nos inimigos. O uso dessa técnica permite que o sistema de IA analise as ações dos jogadores e responda de forma eficiente através de uma estrutura hierárquica de tomada de decisão.