O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
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Tipos de trabalho
Submissões Recentes
Dissertação
Um olhar sobre a educação integral: sobrevoando a perspectiva de estudantes
Vaz, Maria Cecília Carlini Macedo (2025-02-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo se localiza na linha de pesquisa “Formação do Educador para a
Interdisciplinaridade” e tem como objetivo apresentar reflexões acerca da educação integral
na perspectiva dos estudantes, a partir das minhas observações e trajetória pessoal na Rede
Municipal de Ensino de São Paulo. Sua base se define metodologicamente como uma
pesquisa bibliográfica apoiada em obras de autores referenciais, legislações, dissertações e
teses, somada à pesquisa com utilização do recurso de memória e autoestudo. Considerando,
assim, o presente trabalho como um estudo apoiado em metodologia mista de pesquisa. Para o
estudo bibliográfico procedeu-se a difícil e cuidadosa seleção, seguida de leitura e análise de
autores relevantes, com o intuito de observar e apresentar uma perspectiva da educação
integral na prática efetivada no cotidiano da escola. Somado ao conceito de educação integral,
alicerçada em obras fundantes desse ideário, algumas anteriores à formalização do termo
“educação integral”. É possível perceber que a preocupação com a integralidade do currículo
aparece em diferentes tempos da história da educação brasileira como um caminho a ser
pavimentado como possível alicerce para igualdade de direitos educacionais. Este aporte
teórico apresentará subsídios para a diferenciação entre a ideia de educação integral e a
ampliação do tempo de permanência no ambiente escolar. Os princípios de integralidade do
currículo e da integralidade do conhecimento. Trata-se de destacar a educação integral como
ferramenta de um projeto de sociedade no qual a educação é instrumento de transformação.
Dissertação
Projeto Vila Cuore: a percepção de si e do outro por meio da gastronomia
Brancher, Monica Gutierrez Estevez (2025-02-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A dissertação teve como objetivo investigar o impacto do curso de técnicas gastronômicas,
oferecido na Vila Cuore, na vida de seus participantes. Essa formação foi promovida pela
Associação Aliança de Misericórdia na região periférica de São Paulo, no Parque de Taipas. O
curso foi desenvolvido com o propósito de capacitar jovens e adultos para o mercado de
trabalho na área de gastronomia. O estudo se concentrou na análise das transformações
culturais, sociais e econômicas vivenciadas por ex-alunos que participaram do curso entre 2018
e 2020. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica que combina pesquisa
bibliográfica, análise documental e entrevistas baseadas na história oral, permitindo a coleta e
interpretação das narrativas dos participantes. A estrutura do trabalho foi organizada em três
etapas: inicialmente, apresentou-se a Vila Cuore e a Associação Aliança de Misericórdia; em
seguida, discutiu-se a relação entre o ser humano e o alimento, destacando a relevância da
capacitação profissional na área de gastronomia; e, por fim, analisou-se o impacto do curso na
vida dos participantes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas, no incentivo ao
empreendedorismo, nas oportunidades profissionais, no crescimento econômico e nos
benefícios emocionais e psicológicos. O texto exaltou a importância das narrativas como
instrumento para a valorização das histórias pessoais, de empoderamento e de busca de
propósito de vida. A prática da escuta ativa no processo envolveu prestar atenção plena e
empática às histórias e experiencias dos alunos, criando um ambiente de confiança e respeito
mútuo. O relato de si possibilitou aos alunos rememorarem suas experiências na Vila Cuore e
perceberem o que construíram a partir daquele momento. Este trabalho buscou contribuir para
o entendimento da gastronomia social como uma ferramenta transformadora, evidenciando a
importância de projetos sociais de qualidade que ofereçam formação profissional e promovam
inclusão social e econômica. Os resultados indicaram que o curso exerceu um impacto
significativo na vida dos participantes, favorecendo não apenas o desenvolvimento de
competências técnicas e empreendedoras, mas também o crescimento pessoal e emocional dos
alunos.
Dissertação
Dias automáticos: o fenômeno das lives NPC no TikTok como espelho dos conceitos de Walter Benjamin, Vilém Flusser e do teatro do absurdo
Simões, Leonardo Cândido (2025-02-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Na visão de Vilém Flusser (2011), a humanidade está programada para o fim. Os aparelhos,
que podem ser culturais, sociais, políticos ou meramente burocráticos, respondem à
programação de objetificar cada indivíduo, transformando-os em funcionários. O filósofo
tcheco-brasileiro vê Auschwitz como um ponto insuperável desse processo e todos os demais
acontecimentos decorreriam do holocausto como formas menores de “robotização”:
anestesiados, apenas cumprimos uma função. Na obra do autor, tal programação e os
aparelhos estão conectados pelo nascimento da fotografia. Assim que o homem cria imagens
por meio de uma máquina, inaugurando a Pós-História, tanto os eventos históricos quanto os
atos científicos não são mais vividos, mas filmados e fotografados. As imagens técnicas,
segundo o autor, servem à “programação entrópica” ao anestesiar o indivíduo, não mais
deixando-o pensar. A era da reprodutibilidade técnica, teorizada por Walter Benjamin,
soma-se à questão, que terá como objeto as lives NPC no TikTok. Tal fenômeno na rede
social ilustra os conceitos flusserianos no que se refere a automatização, programa e
aparelhos. Por fim, Flusser (2011) trata a arte como um antídoto à robotização, sendo um
modo do indivíduo ganhar consciência sobre o mundo absurdo em que vive. Em vista disso,
abordamos como o “Teatro do Absurdo” tem como objetivo romper “as muralhas do
automatismo” (Esslin, 2018) e provocar os espectadores, dando-lhes capacidade para criticar
tais imagens técnicas e seu poder anestesiante.
Dissertação
Moda como linguagem na expressão criativa de Cristóbal Balenciaga (1895-1972): um estudo sobre processos de criação
Silva, Paula Nunes Rodrigues da (2025-02-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação investiga o processo criativo de Cristóbal Balenciaga, explorando como o
couturier desenvolveu uma linguagem própria na Moda e de que forma suas práticas continuam
a influenciar a criação contemporânea. A pesquisa se caracteriza pela interdisciplinaridade,
conectando arte, moda, cultura e sociedade, e adota uma abordagem qualitativa, privilegiando
a análise crítica e documental, complementada por revisão bibliográfica. Fundamenta-se no
princípio do trabalho arqueológico adaptado ao campo dos processos criativos (Ostrower,
Salles e Silveira). Utiliza fontes como esboços, anotações, fotografias e moldes deixados por
Cristóbal Balenciaga, analisando vestígios históricos e culturais para investigar como elementos
do passado dialogam com e influenciam a Moda contemporânea. O primeiro capítulo aborda
sua trajetória desde as origens no País Basco até sua consolidação na alta-costura parisiense. O
segundo capítulo explora os registros de seu processo criativo, evidenciando como ele
ressignificou elementos culturais em formas vestíveis inovadoras. O terceiro capítulo analisa
sua linguagem visual, destacando o impacto cultural de sua obra em áreas como arte, arquitetura
e cinema. Os resultados mostram que Balenciaga articulou tradição e modernidade, memória e
experimentação, consolidando um legado que transcende o tempo e reafirma a moda como
expressão cultural. Limitações, como a escassez de literatura crítica em português sobre o
couturier e o difícil acesso a arquivos, indicam a necessidade de ampliar os estudos sobre sua
obra no Brasil. Esta dissertação contribui para os estudos interdisciplinares da Moda ao
valorizar a prática criativa de Balenciaga como um sistema comunicacional que ressignifica
valores culturais e sociais por meio do design.
Artigo
Institutional regulation and performance of clinical-trial strategic alliances
Fraga E.A.; Bataglia W. (2022)
© Universidad Alberto Hurtado, Facultad de Economa y Negocios.The goal of this study is to assess the relationships between the country’s regulatory institutions and the relational capability and performance of clinical-trial strategic alliances. The country’s regulation is made up of a set of formal institutions, i. e. codified rules, which aim to determine social actors’ practices. Strategic alliances are long-term cooperative relationships voluntarily established between two or more autonomous companies with shared interests and goals to create competitive advantage. Clinical-trial strategic alliances are organized according to the contractual relationship and parties’ relational capabilities that aim to overcome difficulties in the partnership activities and ensure intercompany cooperation, reflecting on organizational efficiency and effectiveness, and impacting on alliance performance. This work developed a critical review of the literature and expanded it through the establishment of novel relational propositions regarding the relationship between formal regulatory institution of countries and strategic alliances for clinical trial of new medicines.