Eficácia na gestão da qualidade em projetos de desenvolvimento de software
Arquivos
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Bonifácio, Alex
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Qualidade é um fator que vem se tornando cada vez mais importante para as organizações prestadoras de serviços de TI. Os clientes de projetos de desenvolvimento de sistemas estão se tornando cada vez mais exigentes com o passar do tempo, sendo que hoje em dia pode-se notar que uma das principais fontes de descontentamento de grande parte deles é a baixa qualidade dos produtos e serviços a eles prestados. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm buscado a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, porém é necessário que a cultura da qualidade seja desenvolvida corretamente nas empresas. O presente trabalho se propõe a analisar os processos de planejamento da qualidade, controle da qualidade e garantia da qualidade em projetos de desenvolvimento de software, visando à melhoria contínua da qualidade em todos os produtos e serviços entregues e nos processos executados, desde as etapas iniciais do projeto até a sua conclusão, além de apresentar uma abordagem importante sobre a gestão do custo da qualidade.
Quality is a factor that has become increasingly important for IT service provider organizations. Customers for system development projects are becoming more demanding as time passes and these days one can realize that, for many of them, one of the main sources of dissatisfaction is the low quality of products and services provided to them. During the last few years, more and more companies have sought to improve the quality of their products and services, but a quality culture must be properly developed at a corporate level. The aim of this work is to analyze the processes related to quality planning, quality control and quality assurance in software development projects, aiming at a continuous improvement of quality in all the products and services delivered and processes executed, from their early stages to their completion, and it also presents an important approach to quality cost management.
Quality is a factor that has become increasingly important for IT service provider organizations. Customers for system development projects are becoming more demanding as time passes and these days one can realize that, for many of them, one of the main sources of dissatisfaction is the low quality of products and services provided to them. During the last few years, more and more companies have sought to improve the quality of their products and services, but a quality culture must be properly developed at a corporate level. The aim of this work is to analyze the processes related to quality planning, quality control and quality assurance in software development projects, aiming at a continuous improvement of quality in all the products and services delivered and processes executed, from their early stages to their completion, and it also presents an important approach to quality cost management.
Descrição
Palavras-chave
Software , Gestão de qualidade , Tecnologia da informação , Gestão de projetos