Sales and Operations Planning (S&OP): ferramenta para melhoria de processos
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalho, Polyana Ferreira de
Orientador
Seki, Hélio Yasuki
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Programa
Resumo
O Sales and Operations Planning (S&OP) ou Planejamento de Vendas e Operações é um processo de gestão integrada cujo objetivo é garantir (continuamente) o alinhamento dos diversos setores da empresa em direção ao mesmo foco. O processo de S&OP consiste em 5 (cinco) etapas sucessivas: Levantamento de Dados, Planejamento da Demanda, Planejamento da Produção, Pré Reunião de S&OP e Reunião Executiva de S&OP (formalização).
O processo de S&OP possibilita uma gestão holística do negócio, integrando e alinhando as estratégias e ações. Por isso, destaca-se como benefício o constante redirecionamento do Planejamento Estratégico. Esse redirecionamento é conduzido pelas revisões periódicas que, por sua vez, são tratadas durante as etapas cíclicas do S&OP. Durante essas revisões periódicas é que surgem as oportunidades de melhoria contínua, aspecto fundamental do processo de S&OP.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento de vendas e operações , Sales and Operation Planning , Planejamento estratégico