Perfil de desenvolvimento de habilidades adaptativas e sua relação com a autonomia de crianças com Síndrome de Down em instituição de Jundiaí-SP
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Nascimento, Carolina Lino do
Orientador
D'Antino, Maria Eloisa Famá
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mecca, Tatiana Pontrelli
Schwartzman, José Salomão
Schwartzman, José Salomão
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A Síndrome de Down é a causa cromossômica mais frequente de deficiência
intelectual, causando prejuízos intelectuais e adaptativos. Apesar de a limitação
intelectual ser imutável, as habilidades adaptativas, essenciais para uma vida
autônoma, podem ser estimuladas e melhoradas. O desenvolvimento da
criança com Síndrome de Down não apresenta um padrão previsível, sendo
afetado tanto pelo potencial genético quanto pelas influências derivadas do
meio. Pessoas com deficiência intelectual ao longo da história carecem de voz,
autoridade e controle sobre suas vidas. Para elas, a autonomia é um objetivo e
pode significar levar vidas que sejam consistentes com suas necessidades e
desejos. No campo da deficiência intelectual, a autonomia tem sido associada
como preditor de qualidade de vida e sucesso na vida futura. A presente
pesquisa tem como objetivo traçar um perfil de comportamento adaptativo de
crianças e adolescentes com Síndrome de Down de 06 a 14 anos de uma
instituição de Jundiaí-SP e identificar se há correlação entre este domínio e
idade, sexo, classificação econômica, QI, funcionalidade e problemas
comportamentais. Os principais resultados indicaram que as crianças avaliadas
apresentam níveis diferentes de funcionamento e que o QI não se
correlacionou de forma significativa com funcionalidade. Os resultados
ressaltam que não há um padrão previsível de desenvolvimento e a
importância da avaliação para mapear o desenvolvimento de cada criança e
elaborar um plano de ação individualizado e adequado, pois suporte se faz
necessário para que as crianças e adolescentes com Síndrome de Down
desenvolvam as habilidades necessárias em direção à autonomia.
Descrição
Palavras-chave
síndrome de down , deficiência intelectual , autonomia , funcionalidade , comportamento adaptativo
Assuntos Scopus
Citação
NASCIMENTO, Carolina Lino do. Perfil de desenvolvimento de habilidades adaptativas e sua relação com a autonomia de crianças com Síndrome de Down em instituição de Jundiaí-SP. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.