Barreiras e facilitadores para relações de confiança em contexto organizacional: estudo em uma multinacional de serviços para o comércio na cidade de São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-06-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Freitas, Daiane Santana
Orientador
Almeida, Cleverson Pereira de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Rossiter, Raissa Alessandra
Rossiter, Raissa Alessandra
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar e discutir barreiras e facilitadores para que relações interpessoais, em contexto de trabalho, sejam pautadas por confiança recíproca, em uma empresa multinacional de tecnologia e serviços para o comércio, na cidade de São Paulo. Empregou-se método misto, no qual a abordagem qualitativa é integrada a um projeto quantitativo maior. Os dados foram coletados por meio de survey com inclusão de perguntas abertas, para enriquecer a análise. Participaram funcionários de diferentes áreas da empresa, chegando-se a 78 participantes (com respostas válidas) para o inventário e 75, para as duas questões abertas. Os dados numéricos resultantes da aplicação do instrumento foram analisados a partir de análise descritiva, como exploração inicial dos dados. Complementarmente, adotaram-se os testes Z e de Friedman para comparação de médias de amostras independentes e amostras associadas ou pareadas, respectivamente. Foi aferido o nível de confiança interpessoal, em três esferas: entre subordinados e superiores, entre pares (colegas de trabalho) e do indivíduo em relação à equipe de trabalho, tanto na dimensão pessoal como na dimensão profissional. Como resultado, o nível de confiança no gestor revelou-se o maior, sendo menor em relação ao colega de trabalho. Nas três esferas, o nível de confiança na dimensão pessoal foi menor do que na dimensão profissional. Para os dados textuais, utilizou-se a análise de conteúdo (pré-análise; exploração do material; e tratamento dos resultados, inferência e interpretação). Quanto aos fatores que contribuem para a construção de confiança, foram identificadas duas categorias: 1. “Gestão descentralizada”, que abrange as subcategorias: delegar responsabilidades mais complexas e desafiadoras; humanização da gestão; compartilhamento de informação sigilosa, liberdade / autonomia e reconhecimento; e 2. “Equipe colaborativa”, que contempla: cooperação; consertar ou assumir o erro ao invés de expô-lo; amizade verdadeira, treinamentos, empatia e comprometimento. Quanto ao que mais contribui para rompimento de uma relação de confiança, duas categorias: 1. “Gestão obsoleta”, que abrange as subcategorias: favoritismo; hierarquização da gestão; avaliação profissional enviesada e falta de oportunidade; e 2. “Relações danosas”, abarcando um conjunto de “faltas”: de honestidade, de cumplicidade e de comunicação; e quebra de confidencialidade. Buscou-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema, identificando aspectos passíveis de atuação de gestores, para que relações de confiança interpessoal em contexto de trabalho possam ser estabelecidas e preservadas.
Descrição
Palavras-chave
confiança , confiança interpessoal , barreiras para confiança , facilitadores para confiança , inventário de confiança comportamental (BTI)
Assuntos Scopus
Citação
FREITAS, Daiane Santana. Barreiras e facilitadores para relações de confiança em contexto organizacional: estudo em uma multinacional de serviços para o comércio na cidade de São Paulo. 2020. 112 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.