Uma análise do modelo estrutura-conduta-desempenho (ECD) aplicado à indústria de geração de energia elétrica eólica e solar fotovoltaica no Brasil a partir de 2004
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-09-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Soares, Rodrigo Abrantes
Orientador
Moura Junior, Álvaro Alves de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Maciel, Vladimir Fernandes
David, Solange Mendes Geraldo Ragazi
David, Solange Mendes Geraldo Ragazi
Programa
Economia e Mercados
Resumo
Essa dissertação apresenta uma análise da indústria de geração centralizada de energia elétrica eólica e solar fotovoltaica no Brasil utilizando a abordagem do modelo Estrutura-CondutaDesempenho (ECD). O objetivo da pesquisa é avaliar como a regulação afetou a estrutura, conduta e desempenho do mercado de geração de energia elétrica eólica e solar fotovoltaica no Brasil, de 2004 a 2018. Após análise de indicadores de concentração de mercado e avaliação da estrutura, conduta e desempenho da indústria eólica e solar fotovoltaica brasileira, concluise que a regulamentação conduziu a eficiência competitiva deste mercado ao longo do período analisado, dada a queda dos indicadores de concentração de mercado e a redução de preços médios dos produtos eólico e solar fotovoltaico nos leilões regulados. Adicionalmente, a pesquisa apresenta aspectos da regulamentação do Setor Elétrico Brasileiro, o progresso tecnológico de usinas eólicas e solares fotovoltaica, evolução da oferta nos leilões regulados e o desempenho financeiro de algumas empresas atuantes neste setor.
Descrição
Palavras-chave
geração de energia elétrica , eólica e solar fotovoltaica , modelo-estrutura-conduta-desempenho , regulação
Assuntos Scopus
Citação
SOARES, Rodrigo Abrantes. Uma análise do modelo estrutura-conduta-desempenho (ECD) aplicado à indústria de geração de energia elétrica eólica e solar fotovoltaica no Brasil a partir de 2004. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.