Aprendizado a partir do erro: uma análise no nível individual no local de trabalho
Date
2020-06-09Author
Sbrissa , Elaine Cristina da Costa Carreira
Advisor
Bido, Diógenes de Souza
Referee
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Referee
Fischer, André Luiz
Metadata
Show full item recordAbstract
Learning from an error is crucial for the development of individuals and organizations. Errors cannot be eliminated in their entirety, even if there are strategies to avoid or prevent them (FRESE; KEITH, 2015). Numerous factors may contribute to cover-up an error or learning from a misunderstanding; and an open and positive organizational posture towards these errors would directly impact the orientation for learning, innovation, and change (RYBOWIAK et al. 1999). Despite it, this learning is not an automatic process and various aspects might influence it (GROHNERT; MEUWISSEN; GIJSELAERS, 2019). The essay aims to propose and test a learning model based on errors and their antecedents to relate the inclusive leadership, psychological security, support context, and self-efficacy in the individual's perspective within the organizational environment. The quantitative approach was adopted by using a sample of 242 individuals working in organizations and having leaders or supervisors. The data analysis was performed by modeling structural equations. The results indicated positive relationships between inclusive leadership and self-efficacy with learning from error. The relationship in advance of the support context with psychological security was confirmed as well. The relationship between psychological security and learning from error was not confirmed, although. Therefore, the moderating effect of self-efficacy was not confirmed. As practical implications, this dissertation contributes to a clearer organizational vision, directing the development of actions and a better understanding of the conditions and circumstances that facilitate or hinder learning from error. According to the results, invest in the development of individuals' capacities and skills provides additional results than invest in the organizational environment. It must be considered that the leadership style with openness, accessibility, and availability is also a remarkable aspect. Talent acquisition processes may have strategies that consider the reality presented here. The study contributed to the development of specific theoretical and empirical knowledge about the factors that influence learning from error. It is not released of limitations, indeed. The use of a diversified sample is a limitation due to not being possible to guarantee that all biases were eliminated, even though including a variable control that minimizes possible biases caused by foreign variables (confounders). The data collected considered the team members and not the leaders' view. It is a factor that can contribute to understanding. In addition to the issues mentioned above, future research may explore a background related directly to individuals and not just the context, and inquiries may be carried out in a single large company with mixed methods to explore the influence of contextual variables
Summary
Aprender a partir do erro é crucial para o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações. Os erros não podem ser eliminados em sua totalidade, mesmo que existam estratégias para evitá-los ou preveni-los (FRESE; KEITH, 2015). Diversos fatores podem contribuir para a ocultação ou para o aprendizado a partir dos erros, e uma postura organizacional aberta e positiva com relação aos erros impactará diretamente sua orientação para a aprendizagem, inovação e mudança (RYBOWIAK et al., 1999). Porém, este aprendizado não é um processo automático, diversos aspectos o influenciam (GROHNERT; MEUWISSEN; GIJSELAERS, 2019). O objetivo deste trabalho é propor e testar um modelo de aprendizado a partir dos erros e seus antecedentes, relacionando os constructos liderança inclusiva, segurança psicológica, contexto de apoio e autoeficácia na perspectiva individual, dentro do ambiente organizacional. Foi adotada a abordagem quantitativa, com uma amostra de 242 indivíduos que atuam em organizações e que possuem líderes ou superiores, e a análise dos dados foi feita por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram relações positivas entre a liderança inclusiva e a autoeficácia com o aprendizado a partir do erro. A relação de antecedência do contexto de apoio com a segurança psicológica foi confirmada, no entanto, a relação da segurança psicológica com o aprendizado a partir do erro não se confirmou. Consequentemente, o efeito moderador da autoeficácia também não se confirmou. Como implicações práticas, este estudo colabora para uma visão organizacional mais clara, direcionando o desenvolvimento de ações e melhor compreensão das condições e circunstâncias que facilitam ou dificultam o aprendizado a partir do erro. Pois, de acordo com os resultados, o investimento no desenvolvimento de capacidades e habilidades no indivíduo proporcionam mais resultados do que necessariamente o investimento no ambiente organizacional. Também se deve considerar que o estilo de liderança com abertura, acessibilidade e disponibilidade é um aspecto impactante. Os processos de aquisições de talentos podem ter estratégias que considerem esta realidade. O estudo contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento específico teórico e empírico sobre os aspectos que influenciam o aprendizado a partir do erro. Este estudo não está livre de limitações, uma delas tem relação com a amostra diversificada, porque mesmo que a inclusão de variáveis de controle minimize possíveis vieses causados por variáveis estranhas (confounders), não é possível garantir que todo o viés tenha sido eliminado. Os dados foram coletados com os liderados, não se considerou a visão dos líderes, fator que pode contribuir para o entendimento do constructo. Além das questões citadas acima, pesquisas futuras podem explorar mais antecedentes relacionados diretamente com os indivíduos e não somente com o contexto. A pesquisa pode ser realizada em uma única grande empresa com métodos mistos para explorar a influência de variáveis contextuais.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
SBRISSA, Elaine Cristina da Costa Carreira. Aprendizado a partir do erro: uma análise no nível individual no local de trabalho. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.