O capital social e a competência coletiva em cena na Associação Cultural Corpo Rastreado
Date
2020-01-31Author
Roque, Alba Maria Ramos Pinto
Advisor
Sambiase, Marta Fabiano
Referee
Ruas, Roberto Lima
Referee
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Metadata
Show full item recordAbstract
The objective of this research is to identify the collective skills of Corpo Rastreado Cultural Association, and which elements of social capital contribute to the construction of these. The Corpo Rastreado Cultural Association is an organization that transcends the logic of cultural management organizations in Brazil. In the market for thirteen years, with limited material incentives, it has been successful in this context, relying basically on the relationships of a group of people, and the collective skills derived from that group, surviving among the oscillations of the Brazilian socioeconomic market. Its main objective is cultural production, with performing levels above the market average, the result of the strategies adopted and the management based on relational aspects. The objective of this research is to identify the collective competences of Corpo Rastreado Cultural Association and which elements of social capital contribute to their construction. The concept of social capital is used in an economic approach when considering relationships as a form of capital that generates results. In this same sense the notion of Collective Competence is taken, in order to show the ability of the Corpo Rastreado to coordinates collectively. In conducting this investigation, the qualitative orientation is used, where knowledge results from the understanding of lived experience, in which multiple realities are constructed by individuals, using the environment as a direct source of data. Thus, we seek to understand how the collective competence of Corpo Rastreado are constructed and reconstructed, through the social capital of events for the purpose of delimiting the empirical field. Tho events managed by Corpo Rastreado were used: Sesc Dance Bienal 2019, where some national and international dance works and works performed with artists in social risk situation, especially the show The Gospel According to Jesus Queen of Heaven for having been a significant and controversial work. Through the theoretical stydy and the research carried out, we tried to answer the following research problem: How is the collective competence of Corpo Rastreado formed by its social capital? At the end of this study, evidence was found of the social capital formed and coordinated by the Corpo Rastreado and its influence with the competences that the Association delivers in performing arts production services. Each cultural event is unique, the team is unique and there are many situations and details to be provided - from administrative-bureaucratic procedures to the most sensitive and abstract issues of artistic manifestation. This coordination would not be possible if there was no sensitivity in human relations. Thus, it was identified that the collective competences of Corpo Rastreado are two: Peforming Arts Production and Production of Artistics at Social Risk and that, within the scope of the relationships, there are elements mentioned, which are information shareing, collaboration and fundamentally affection.
Summary
O objetivo desta pesquisa é identificar as competências coletivas da Associação Cultural Corpo Rastreado, e quais elementos do capital social contribuem para a construção dessas. A Associação Cultural Corpo Rastreado é uma organização que transcende a lógica das organizações de gestão cultural no Brasil. No mercado há treze anos, com incentivos materiais restritos, ela tem se mostrado bem sucedida neste contexto, contando basicamente com as relações de um grupo de pessoas, e as competências coletivas advindas desse grupo, sobrevivendo entre as oscilações do mercado socioeconômico brasileiro. Seu principal objetivo é a produção cultural, apresentando níveis de performance acima da média de mercado, resultado das estratégias adotadas e da gestão baseada nos aspectos relacionais. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências coletivas da Associação Cultural Corpo Rastreado e quais elementos do capital social contribuem para a construção destas. O conceito de Capital Social é utilizado em uma abordagem econômica ao considerar as relações como uma forma de capital geradora de resultados. Nesse mesmo sentido é tomada a noção de Competência Coletiva, a fim de mostrar a capacidade da Corpo Rastreado de se coordenar coletivamente. Na condução desta investigação, utiliza-se a orientação qualitativa, onde o conhecimento resulta da compreensão da experiência vivida, em que realidades múltiplas são construídas pelos indivíduos, usando o ambiente como fonte direta de dados. Dessa forma, procura-se entender como são construídas e reconstruídas as competências coletivas da Corpo Rastreado, através do capital social de eventos para efeito de delimitação do campo empírico. Dois eventos gerenciados pela Corpo Rastreado foram utilizados: Bienal Sesc de Dança 2019, onde foram apresentados alguns trabalhos nacionais e internacionais de dança e trabalhos realizados com artistas em situação de risco social, especialmente o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu por ter sido um trabalho significativo e polêmico. Através do estudo teórico e da pesquisa realizada, procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como a competência coletiva da Corpo Rastreado é formada pelo seu capital social? Ao final deste estudo, foram encontradas evidências do capital social formado e coordenado pela Corpo Rastreado e sua influência com as competências que a Associação entrega nos serviços de produção de artes cênicas. Cada evento cultural é único, a equipe é única e são muitas as situações e detalhes a serem providenciados - desde tramites administrativo-burocráticos até as questões mais sensíveis e abstratas da manifestação artística. Esta coordenação não seria possível de ser realizada se não houvesse sensibilidade nas relações humanas. Assim identificou-se que as competências coletivas da Corpo Rastreado são duas: Produção de artes cênicas e Produção de artistas em risco social e que, no escopo das relações existem os elementos apontados que são compartilhamento de informação, colaboração e fundamentalmente o afeto.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
ROQUE, Alba Maria Ramos Pinto. O capital social e a competência coletiva em cena na Associação Cultural Corpo Rastreado. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.