O capital social e a competência coletiva em cena na Associação Cultural Corpo Rastreado

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Roque, Alba Maria Ramos Pinto
Orientador
Sambiase, Marta Fabiano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ruas, Roberto Lima
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as competências coletivas da Associação Cultural Corpo Rastreado, e quais elementos do capital social contribuem para a construção dessas. A Associação Cultural Corpo Rastreado é uma organização que transcende a lógica das organizações de gestão cultural no Brasil. No mercado há treze anos, com incentivos materiais restritos, ela tem se mostrado bem sucedida neste contexto, contando basicamente com as relações de um grupo de pessoas, e as competências coletivas advindas desse grupo, sobrevivendo entre as oscilações do mercado socioeconômico brasileiro. Seu principal objetivo é a produção cultural, apresentando níveis de performance acima da média de mercado, resultado das estratégias adotadas e da gestão baseada nos aspectos relacionais. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências coletivas da Associação Cultural Corpo Rastreado e quais elementos do capital social contribuem para a construção destas. O conceito de Capital Social é utilizado em uma abordagem econômica ao considerar as relações como uma forma de capital geradora de resultados. Nesse mesmo sentido é tomada a noção de Competência Coletiva, a fim de mostrar a capacidade da Corpo Rastreado de se coordenar coletivamente. Na condução desta investigação, utiliza-se a orientação qualitativa, onde o conhecimento resulta da compreensão da experiência vivida, em que realidades múltiplas são construídas pelos indivíduos, usando o ambiente como fonte direta de dados. Dessa forma, procura-se entender como são construídas e reconstruídas as competências coletivas da Corpo Rastreado, através do capital social de eventos para efeito de delimitação do campo empírico. Dois eventos gerenciados pela Corpo Rastreado foram utilizados: Bienal Sesc de Dança 2019, onde foram apresentados alguns trabalhos nacionais e internacionais de dança e trabalhos realizados com artistas em situação de risco social, especialmente o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu por ter sido um trabalho significativo e polêmico. Através do estudo teórico e da pesquisa realizada, procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como a competência coletiva da Corpo Rastreado é formada pelo seu capital social? Ao final deste estudo, foram encontradas evidências do capital social formado e coordenado pela Corpo Rastreado e sua influência com as competências que a Associação entrega nos serviços de produção de artes cênicas. Cada evento cultural é único, a equipe é única e são muitas as situações e detalhes a serem providenciados - desde tramites administrativo-burocráticos até as questões mais sensíveis e abstratas da manifestação artística. Esta coordenação não seria possível de ser realizada se não houvesse sensibilidade nas relações humanas. Assim identificou-se que as competências coletivas da Corpo Rastreado são duas: Produção de artes cênicas e Produção de artistas em risco social e que, no escopo das relações existem os elementos apontados que são compartilhamento de informação, colaboração e fundamentalmente o afeto.
Descrição
Palavras-chave
capital social , interações , competência coletiva , gestão cultural , artes cênicas
Assuntos Scopus
Citação
ROQUE, Alba Maria Ramos Pinto. O capital social e a competência coletiva em cena na Associação Cultural Corpo Rastreado. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.