Ensino de música para crianças surdas utilizando tecnologia assistiva e robótica
Date
2020-02-05Author
Benites, Cristiano da Silva
Advisor
Silveira, Ismar Frango
Referee
Correa, Ana Grasielle Dionisio
Referee
Pimentel, Edson Pinheiro
Metadata
Show full item recordAbstract
This research reports challenges encountered in including children with hearing impairment in music learning and presents how society accepts these individuals, seeks to know how deaf people see music, presents reports of deaf people who had contact with music and how they helped in society and evaluate visuals and combined with robotics.
The challenges are not only aimed at a comprehensive theory, but seek to propose a brief discussion on the subject, demonstrating hands-on experiments using robotics and combining musical notes with colors to enable deaf children to learn music, so as to lead the children. others to reflect on the specific needs of these children and how they are able to adapt to their adversity to have new opportunities in society.
This work presents how technology can be a differential in the practice of music teaching and a helper to generate social inclusion of deaf children allowing their contact with hearing people in all places with audible events.
Summary
Esta pesquisa relata desafios encontrados na inclusão de crianças com deficiência auditiva no aprendizado de música e apresenta como a sociedade aceita esses indivíduos, busca conhecer como os surdos enxergam a música, apresenta relatos de pessoas com surdez que tiveram contato com música e como a mesma as ajudou na sociedade e busca avaliar elementos visuais e combinados com robótica .
Os desafios não visam apenas uma teoria de forma abrangente, mas busca propor uma discussão sucinta sobre o tema, demonstrando experimentos práticos com uso de robótica e combinação de notas musicais com cores para oportunizar as crianças surdas o aprendizado de música, para dessa forma levar as outras pessoas a uma reflexão sobre as necessidades específicas dessas crianças e como as mesmas são capazes de se adaptar a sua adversidade para ter novas oportunidades na sociedade.
Vislumbra-se com esse trabalho apresentar como a tecnologia pode ser um diferencial na prática do ensino de música e um auxiliador para gerar inclusão social de crianças surdas permitindo seu contato com pessoas ouvintes em todos os locais com eventos audíveis.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Citation
BENITES, Cristiano da Silva. Ensino de música para crianças surdas utilizando tecnologia assistiva e robótica. 2020. 67 f. Dissertação (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.