Heranças silenciosas, heranças malditas: implicações da subalternidade e do emprego doméstico em Com armas sonolentas, de Carola Saavedra, e Estela sem Deus, de Jeferson Tenório

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Della-Flora, Luana Jéssika
Orientador
Aguiar, Cristhiano Motta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Trevisan, Ana Lúcia
Zaratin, Daniele Aparecida Pereira
Programa
Letras
Resumo
A partir da percepção de que mudanças políticas e socioeconômicas, ocorridas no Brasil nos últimos anos, afetaram a dinâmica das populações marginalizadas, cuja participação e representação no universo literário nacional sempre refletiu – com raras exceções – a exclusão social a que estavam submetidas, estudamos dois romances escritos por autores brasileiros e publicados em 2018 com o objetivo de analisar como a literatura contemporânea aborda essas populações, concentradas aqui na temática do emprego doméstico, tanto no que diz respeito a construção das personagens e das categorias narrativas, quanto na relação entre esse contexto, a realidade brasileira e o lugar de autoridade ocupado pelo intelectual/escritor. Com armas sonolentas (2018), de Carola Saavedra, e Estela sem Deus (2018), de Jeferson Tenório, apresentam personagens femininas ligadas ao trabalho doméstico – e ligadas umas às outras por laços sanguíneos. O eixo teórico basilar em torno do qual desenvolvemos essas análises é constituído por textos e autores dos Estudos subalternos – escola teórica estabelecida no contexto da pós-colonialidade –, como Gayatri Spivak (2018) e Walter Mignolo (2011, 2017). Além disso, analisamos também os aspectos míticos presentes em cada obra: o realismo maravilhoso, no caso de Saavedra, fundamentado por Eliade (1972, 1992) e Chiampi (1977, 2008), e a religiosidade, no caso de Tenório, fundamentada por Armstrong (2005). Como resultado, desenvolvemos a hipótese da interferência do histórico de formação da sociedade brasileira nessas produções literárias em contraponto a não limitação da obra a uma abordagem realista-naturalista, pois, em literaturas de temática subalterna, o rompimento da lógica racional hegemônica de representação parece trazer ainda mais força à narrativa, considerando que o absurdo da realidade equilibra o absurdo do mito. Identificamos, ainda, que a ascensão social e intelectual das personagens se dá por motivos individuais e específicos, e não por uma transformação das estruturas de poder – fator que agrega ainda mais relevância à literatura contemporânea quando esta aborda a subjetividade do subalterno, com fazem Carola Saavedra e Jeferson Tenório.
Descrição
Palavras-chave
literatura brasileira contemporânea , subalternidade , emprego doméstico
Assuntos Scopus
Citação
DELLA-FLORA, Luana Jéssika. Heranças silenciosas, heranças malditas: implicações da subalternidade e do emprego doméstico em Com armas sonolentas, de Carola Saavedra, e Estela sem Deus, de Jeferson Tenório. 2020. 181 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.