Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
Date
2020-01-20Author
Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
Advisor
Vieira, Marili Moreira da Silva
Referee
Lopes, Ana Lúcia de Souza
Referee
Prandini, Regina
Metadata
Show full item recordAbstract
This dissertation had as main objective to map how affectivity is presented in academic works of Brazilian authors about E-learning in undergraduate courses. The specific objectives were based on the identification of how the authors of the works refer to affectivity in the educational processes and the recognition of bibliographic references searched. To meet these purposes, bibliometric research was adopted as a search strategy in academic work databases. From this analysis, 33 works were selected from theses, dissertations and articles on the theme, which were used to construct a conceptual map that presents the research result. As a theoretical reference, the concepts of Henri Wallon, author base for the affection theme, were studied. About the digital environment, we used the theorists Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho and Henry Jenkins. This work also contemplates an analysis of E-learning, its main characteristics and main actors. In addition, it presents an overview of the modality within the Brazilian scenario and an analysis of how the digital environment interferes in the formation of the person, based on studies about generations and current behavior.
Summary
Esta dissertação teve como objetivo principal mapear como a afetividade é apresentada em trabalhos acadêmicos de autores brasileiros sobre a Educação a Distância em cursos de graduação. Os objetivos específicos se basearam na identificação de como os autores dos trabalhos se referem à afetividade nos processos educacionais e, no reconhecimento das referências bibliográficas pesquisadas. Para atender a estes propósitos, adotou-se a pesquisa bibliométrica como estratégia de busca em bases de dados de trabalhos acadêmicos. A partir dessa análise, foram selecionados 33 trabalhos entre teses, dissertações e artigos sobre o tema, que foram utilizados para a construção de um mapa conceitual que apresenta o resultado da pesquisa. Como referencial teórico, foram estudados os conceitos de Henri Wallon, autor base para o tema afetividade. Para o embasamento sobre o meio digital, recorreu-se aos teóricos Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho e Henry Jenkins. Esse trabalho também contempla uma análise sobre a Educação a Distância, suas principais características e principais atores. Além disso, apresenta um panorama da modalidade dentro do cenário brasileiro e uma análise sobre como o meio digital interfere na formação da pessoa, com base nos estudos sobre gerações e comportamento atual.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Citation
FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 2020. 141 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.