Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira

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Dissertação
Date
2020-01-20
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Authors
Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
publication.page.advisor
Vieira, Marili Moreira da Silva
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
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Lopes, Ana Lúcia de Souza
Prandini, Regina
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Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Esta dissertação teve como objetivo principal mapear como a afetividade é apresentada em trabalhos acadêmicos de autores brasileiros sobre a Educação a Distância em cursos de graduação. Os objetivos específicos se basearam na identificação de como os autores dos trabalhos se referem à afetividade nos processos educacionais e, no reconhecimento das referências bibliográficas pesquisadas. Para atender a estes propósitos, adotou-se a pesquisa bibliométrica como estratégia de busca em bases de dados de trabalhos acadêmicos. A partir dessa análise, foram selecionados 33 trabalhos entre teses, dissertações e artigos sobre o tema, que foram utilizados para a construção de um mapa conceitual que apresenta o resultado da pesquisa. Como referencial teórico, foram estudados os conceitos de Henri Wallon, autor base para o tema afetividade. Para o embasamento sobre o meio digital, recorreu-se aos teóricos Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho e Henry Jenkins. Esse trabalho também contempla uma análise sobre a Educação a Distância, suas principais características e principais atores. Além disso, apresenta um panorama da modalidade dentro do cenário brasileiro e uma análise sobre como o meio digital interfere na formação da pessoa, com base nos estudos sobre gerações e comportamento atual.
Description
Keywords
afetividade , meio digital , educação a distância (EAD) , pesquisa bibliométrica , produção acadêmica cientifica brasileira
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Citation
FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 2020. 141 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.