Trajetórias de estudantes do ensino fundamental anos finais e o papel da escola na construção da esperança
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-08-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Abade, Emiliana
Orientador
Bueno, Marcelo Martins
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Paula, Marcio Gimenes de
Paula, Marcio Gimenes de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação aborda a esperança em estudantes de escola pública do Ensino Fundamental Anos Finais, caracterizada como sentimento que se firma na realidade vivida, capaz de mover o indivíduo a buscar possibilidades que o levam a lutar para mudar uma situação que incomoda (FREIRE, 2018). Procurou-se investigar se a escola contribui para a manutenção desse sentimento, uma vez que a realidade social dos estudantes constantemente apresenta fatores que os levam a experimentar o sentimento inverso, a desesperança, pois enfrentam diariamente a violência, a miséria e o sofrimento. A coleta de dados foi feita mediante a realização de dois grupos focais que proporcionaram o diálogo entre estudantes que expressaram o sentimento de esperança por meio de crenças, projetos, experiências e relatos de situações de vida. Após a transcrição do material coletado, foi realizada a análise dos dados que apontou que a escola representa a base de formação para um futuro sólido, além de lugar de acolhimento que se contrapõe à violência das ruas. Entretanto os estudantes revelaram percepção crítica sobre condições culturais que provocam o abandono e mencionaram a bagunça, a sujeira, o vandalismo e as brigas dentro da escola como elementos que descaracterizam a esperança que esse espaço deveria promover. Uma observação relevante é a visão que os estudantes têm de uma escola de periferia que se distingue de outras e o modo menos ou mais esperançoso como enfrentam essa percepção, adaptando-se a ela ou propondo ações para a mudança. Ao final do texto, apresenta-se a discussão sobre a necessidade de uma educação com vistas à esperança, contrária a uma postura imobilizante dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem e promotora do diálogo entre professores e alunos que, juntos, analisam a situação real vivida pelos educandos para que, identificados os desafios, busquem, de forma solidária, nunca solitária, soluções possíveis para transformá-la.
Descrição
Palavras-chave
educação , esperança , processo ensino-aprendizagem
Assuntos Scopus
Citação
ABADE, Emiliana. Trajetórias de estudantes do ensino fundamental anos finais e o papel da escola na construção da esperança. 2020. 67 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020