Estudo sobre a utilização das metodologias ativas na formação de jovens no ensino profissionalizante

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-08-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Bullara, Cintia Chignoli Moura
Orientador
Silva, Paulo Fraga
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hardagh, Cláudia Coelho
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
As Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem representam aumento das possibilidades para que o estudante atue de forma ativa na construção de seu conhecimento. A presente pesquisa exploratória e descritiva identificou e avaliou o uso delas sob a ótica dos professores atuantes do ensino profissionalizante em algumas unidades de uma instituição educacional de grande porte. Utilizou, para isso, a abordagem qualitativa com a aplicação de questionários aos docentes para a coleta de dados. Esse estudo assume relevância na medida em que essas práticas têm sido cada vez mais utilizadas nas últimas décadas nos cursos profissionalizantes como propulsor da formação do trabalhador frente às exigências do mercado de trabalho. Os resultados obtidos indicam a importância da utilização das metodologias ativas no ensino profissional para o desenvolvimento do aluno sob alguns aspectos, entre eles: desenvolvimento do processo reflexivo da aprendizagem, estímulo ao senso crítico, aproximação entre teoria e prática, motivação para a aprendizagem, instauração de bom clima afetivo, estimulando as interações aluno-aluno e aluno-professor, ampliação da autonomia do aluno frente a situações diversas que exigem tomada de decisão. Destaca-se a gameficação como a estratégia mais utilizada pelos professores entrevistados no emprego das Metodologias Ativas. Os resultados apontaram, por outro lado, que a utilização delas exige a necessária capacitação dos docentes e revelaram a existência de algumas dificuldades na implementação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, tais como: o gap da formação acadêmica, a resistência para a quebra de paradigma de aluno espectador para aluno protagonista, a insuficiência das ações de treinamento e a inadequação ocasional da infraestrutura de trabalho. Considera-se que a investigação contribuirá significativamente para a melhoria das atividades de ensino, tanto para o educador ao aperfeiçoar suas técnicas de ensino, como para as unidades educacionais que colherão bons frutos pela sólida e perene formação de seus alunos.
Descrição
Palavras-chave
metodologia ativa , ensino profissional , práticas docentes
Assuntos Scopus
Citação
BULLARA, Cintia Chignoli Moura. Estudo sobre a utilização das metodologias ativas na formação de jovens no ensino profissionalizante. 2020. 102 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.