Contribuições da educação maker no contexto da aprendizagem baseada em projetos
Date
2020-02-10Author
Ghidoni, Alice Voltolini
Advisor
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Referee
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Referee
Tinti, Douglas da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
This research seeks to identify the potentialities and challenges of Maker Education in the teaching and learning processes, experienced by a class of sixteen students of grade four of the elementary school as a methodology applied to the context of Project Based Learning (PBL). To this end, through a qualitative approach, this study analyzes all stages of the creation of a project in PBL, in partnership with three educators - one reference educator, an assistant educator and an expert educator - and the researcher, who also participates in the proposed activities. The experience is detailed and simultaneously analyzed and interpreted in the light of the literature review presented in the initial chapters, in order to build relationships between the methodologies in question and to point out contributions according to the results obtained. Having concluded the analysis, it is evident that Maker's Education, as a methodology combined with other active methodologies - specifically Project-based Learning - contributes as a potential factor, mainly, in the exercise of the skills and competences considered today as essential for life in the 21st century, such as critical thinking, flexibility, cooperation, empathy, communication, planning and self-management, proving to be efficient also in promoting the protagonism of students in their learning experiences, always guided by constant reflection.
Summary
A presente pesquisa procura investigar as potencialidades e os desafios da Educação Maker nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, enquanto metodologia aplicada ao contexto da Aprendizagem baseada em Projetos (ABP). Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho aplicado, analisa todas as etapas de realização de um projeto em ABP, em parceria com três educadores - sendo um educador de referência, um educador assistente e um educador especialista - e a pesquisadora, que também participa das atividades propostas. A experiência é descrita em detalhes e simultaneamente analisada e interpretada à luz da revisão bibliográfica apresentada nos capítulos iniciais, a fim de construir relações entre as metodologias em questão e apontar contribuições de acordo com os resultados obtidos. Concluída a análise, evidencia-se que a Educação Maker, como metodologia aliada a outras metodologias ativas – aqui, especificamente, à Aprendizagem baseada em Projetos – contribui como fator potencializador, principalmente, no exercício das habilidades e competências tidas, hoje, como essenciais para vida no século XXI, tais como pensamento crítico, flexibilidade, cooperação, empatia, comunicação, planejamento e autogestão, provando-se ser eficiente, também, na promoção do protagonismo dos estudantes em suas experiências de aprendizagem, guiadas sempre por constante reflexão.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Citation
GHIDONI, Alice Voltolini. Contribuições da educação maker no contexto da aprendizagem baseada em projetos. 2020. 150 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.