Possibilidades e limitações do uso do desenho universal para a aprendizagem em uma unidade didática
Date
2019-08-26Author
Ribeiro, Gláucia Roxo de Pádua Souza
Advisor
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Referee
Rocha, Marina Monzani da
Referee
Pletsch, Márcia Denise
Metadata
Show full item recordAbstract
Special Education is the school modality offered to students with disabilities, pervasive
developmental disorders and high abilities or intellectual giftedness and should preferably
take place in regular education. All students have to learn together in the same room and it is the school‟s responsibility to consider the differences, the needs and individual requests,
supplying them through resources, methodologies, contents and materials in order to students have access to the school curriculum at the correct age. Universal Design for Learning (UDL) is a proposal that points to the challenges and takes advantages of the inherent opportunities
in a great variability of students, offering alternative ways to access the curriculum. To
facilitates the learning process it is necessary to expand the chance of students participation
and interaction. The idea is not to adapt the curriculum, but present it in order to meet
everyone. The proposal suggests the access and the assurance of learning, based on the offer of multiples and diversified ways to organize and provide the scientific knowledges. The textbook is a resource that facilitates the knowledge acquisition and it is provided for by
specific legislation in Brazilian schools. The “Programa Nacional do livro e do Material
Didático” (National Book and Textbook Program), encourages the textbook production with
accessibility features. In this way, the aim of the research was to adapt the first chapter of a
textbook for the first grade of elementary school, based on the guidelines of the UDL and
transforming it into a digital media. The adaptations made were focused on the offering of
multiples ways of presentation, multiples ways of engagement and multiple ways of
execution. The participants of the research were the first-grade students (N=7) of a private
school in São José dos Campos. The students took a pre-test and a post-test, which objective
was to gauge the rate of learning improvement after the intervention of the digital book. They
answered a questionnaire to get data on their impressions and observations about the tool.
Each student got a tablet and the data were collected by a screen print. The research was a
case study which had as a result the academic performance improvement since the
accessibility features, as the audio and the decrease of pedagogical barriers with the extra
explanations, links and tips facilitated the access to the content
Summary
A Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida para educandos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e que
deve acontecer preferencialmente no ensino regular. Todos os alunos devem aprender juntos
num mesmo espaço, cabendo à escola considerar as diferentes demandas individuais,
suprindo-as através de recursos, metodologias, conteúdos e materiais para que os alunos
tenham acesso ao currículo escolar, na idade correta. O Desenho Universal para
Aprendizagem (DUA) é uma proposta que aponta para os desafios da aprendizagem e retira
vantagens das oportunidades inerentes à grande variabilidade dos estudantes, oferecendo
caminhos alternativos para o acesso ao currículo. Para facilitar a aprendizagem, é necessário
que se amplie as possiblidades de participação e interação dos alunos. A ideia não é adaptar o
currículo, mas apresentá-lo de formas variadas para atender a maior parte dos estudantes. A
proposta sugere o acesso e a garantia da aprendizagem, a partir do oferecimento de múltiplas
e variadas formas de organizar e disponibilizar os conhecimentos científicos. O livro didático
é um recurso que facilita a aquisição do conhecimento e sua utilização nas escolas brasileiras
está prevista em legislação específica. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático,
incentiva a produção de livros didáticos com recursos de acessibilidade. Desta forma, o
objetivo da pesquisa foi o de adaptar o primeiro capítulo de um livro didático para o primeiro
ano do ensino fundamental, utilizando-se as diretrizes do DUA e transformando-o numa mídia
digital. As adaptações realizadas focaram-se no oferecimento de múltiplos meios de
apresentação, múltiplos meios de engajamento e múltiplos meios de execução. Os
participantes da pesquisa foram os alunos do primeiro ano (N=7) de uma escola particular do
município de São José dos Campos. Os alunos foram submetidos a um pré-teste e um pós-
teste, cujo objetivo foi aferir o índice de melhora na aprendizagem após a intervenção com a
unidade didática digital. Responderam um questionário, para obter dados sobre as impressões
e observações dos mesmos sobre o instrumento. Cada aluno recebeu um tablet para a
realização das atividades e os dados foram colhidos através da gravação das telas. A pesquisa
foi um estudo de caso e que teve como resultado a melhora no desempenho acadêmico, visto
que os recursos de acessibilidade como o áudio e a diminuição de barreiras pedagógicas como
as explicações adicionais, links e dicas facilitaram o acesso ao conteúdo
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Citation
RIBEIRO, Gláucia Roxo de Pádua Souza. Possibilidades e limitações do uso do desenho universal para a aprendizagem em uma unidade didática. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019 .