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dc.creatorAraújo, Ana Cristina Mendez de
dc.date.accessioned2019-02-21T12:26:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:18:08Z
dc.date.available2020-05-28T18:18:08Z
dc.date.issued2018-08-01
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cristina Mendez de. Gestão de custos e preços em uma academia de ginástica de pequeno porte - abordagem intervencionista. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26384
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate how the use of cost and price management tools can contribute to the generation of knowledge for the owners of a small company in the branch of gymnastics. Located in ABC Paulista, she offers bodybuilding and pilates training in the Studio model of personal training. The only tool used by the owners is cash flow. The academy is managed by themselves, who are teachers trained in Physical Education and do not have accounting and administrative skills. The reality of Micro and Small Enterprises (SMEs) in Brazil, despite the great importance of job creation and the country's economy, is very difficult to survive, often related to the non-use of management tools. This study follows an interventional guideline. The SME market has favored interventionist research, aimed at identifying how these microentrepreneurs manage their businesses. The work consisted of: the compilation of the data of the cash flow of the academy; in the classification and understanding of labor costs, costs and expenses by product (bodybuilding and pilates) through the ABC costing method, in order to obtain information for a better analysis of prices and profitability by product. A survey of satisfaction and importance was also carried out in the model proposed by Linhares and Freitas (2010), in order to verify if the value perception of the students and the owners were appropriate. The results obtained with the intervention revealed the importance of using a costing method to generate information by products; in addition to identifying profitability by product, demonstrating that bodybuilding has been a little profitable activity, while pilates, contrary to expected, more profitable. These data will contribute to an analysis of the feasibility of implementing new activities. The information obtained through the use of cost and price management contributed to the theory of the creation of managerial knowledge, enabling the conversion of acquired knowledge into actions to be taken in order to improve the profitability, competitiveness and management of the academy from of more solid bases. This research has practical implications for small entrepreneurs in various fields because it presents opportunities for improvement through the use of cost and price management, thus allowing decision-making to be based not only on the experience of the owners but also based on concrete data, minimizing the early closure of SME´s.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmicro e pequenas empresaspor
dc.subjectpesquisa intervencionistapor
dc.subjectgestão de custospor
dc.subjectgeração de conhecimentopor
dc.subjectpercepção de valorpor
dc.titleGestão de custos e preços em uma academia de ginástica de pequeno porte - abordagem intervencionistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programControladoria e Finanças Empresariaispor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo demonstrar como a utilização de ferramentas de gestão de custos e preços pode contribuir para a geração de conhecimento para as proprietárias de uma empresa de pequeno porte no ramo de academias de ginástica. Localizada no ABC Paulista, ela oferece treinos de musculação e de pilates no modelo Studio de personal training. A única ferramenta utilizada pelas proprietárias é o fluxo de caixa. A academia é gerenciada por elas mesmas, que são professoras formadas em Educação Física e não possuem conhecimentos contábeis e administrativos. A realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) no Brasil, apesar da grande importância na geração de empregos e na economia do País, é de grande dificuldade de sobrevivência, muitas vezes, relacionada a não utilização de ferramentas de gestão. Este estudo segue uma diretriz intervencionista. O mercado das MPE’s tem favorecido pesquisas intervencionistas, que visam identificar como esses microempreendedores gerenciam seus negócios. O trabalho consistiu: na compilação dos dados do fluxo de caixa da academia; na classificação e no entendimento dos gastos com mão-de-obra, custos e despesas por produto (musculação e pilates) através do método de custeio ABC, com a finalidade de obter informações para uma melhor análise dos preços e da lucratividade por produto. Também foi feita uma pesquisa de satisfação e importância no modelo proposto por Linhares e Freitas (2010), para verificar se a percepção de valor dos alunos e das proprietárias eram condizentes. Os resultados obtidos com a intervenção revelaram a importância da utilização de um método de custeio para geração de informações por produtos; além de identificarem a rentabilidade por produto, demonstrando que musculação tem sido uma atividade pouco lucrativa, enquanto pilates, ao contrário do esperado, mais lucrativa. Esses dados contribuirão para uma análise de viabilidade de implantação de novas atividades. As informações obtidas através da utilização de uma gestão de custos e preços contribuíram para a teoria da criação de conhecimento das gestoras, possibilitando converter o saber adquirido em ações a serem tomadas a fim de melhorar a rentabilidade, a competitividade e o gerenciamento da academia a partir de bases mais sólidas. Esta pesquisa tem implicações práticas aos pequenos empresários de diversos ramos, porque apresenta oportunidades de melhorias através da utilização de uma gestão de custos e preços, permitindo, assim, que as tomadas de decisões sejam baseadas não apenas na experiência dos proprietários, mas também embasadas em dados concretos, minimizando o fechamento precoce das MPE´s.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1389073682591693por
dc.contributor.advisor1Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652por
dc.contributor.referee1Lima, Ronaldo Gomes Dultra de
dc.contributor.referee2Slavov, Tiago Nascimento Borges
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17942/ANA%20CRISTINA%20MENDEZ%20DE%20ARA%c3%9aJO.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3803/5/ANA%20CRISTINA%20MENDEZ%20DE%20ARA%C3%9AJO.pdf
dc.keywordsmicro and small enterpriseseng
dc.keywordsinterventionist researcheng
dc.keywordscost managementeng
dc.keywordscreation of knowledgeeng
dc.keywordsvalue perceptioneng


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