Processo de melhoria contínua – Kaizen sob a ótica de controladoria: estudo de caso da empresa Eureka!
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-06-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carneiro, Welington Norberto
Orientador
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lima, Ronaldo Gomes Dultra de
Afonso, Paulo Sergio Lima P.
Afonso, Paulo Sergio Lima P.
Programa
Controladoria Empresarial
Resumo
Os trabalhos sobre a metodologia da Produção Enxuta e, em especial, da Melhoria Contínua, ou Kaizen, têm sido amplamente discutidos e explorados na literatura internacional, porém, ainda há poucas pesquisas que se preocupam com a questão da gestão do conhecimento no momento da implantação das técnicas da Melhoria Contínua – Kaizen, com suporte de Controladoria. Para preencher essa lacuna de pesquisa essa dissertação teve como objetivo de pesquisa entender o processo de Melhoria Contínua – Kaizen na empresa Eureka! sob a ótica de Controladoria, embasado nos construtos explorados por Kennedy e Widener (2008) e Nonaka (2006). O objeto desse estudo é a empresa Eureka!, a qual é, no Brasil, uma multinacional de capital fechado. O método combinou análise de documentos e coleta de dados por meio de 21 entrevistas em profundidade com as pessoas envolvidas no processo, as quais foram analisadas utilizando-se do software ATLAS ti. Quatro grandes fatores ou categorias foram identificados: a Sustentabilidade do negócio, ou fator Lucratividade sendo que este dava sustentabilidade aos seus negócios para buscar preparar a companhia para momentos de crise, solidificando, assim, as suas capacidades organizacionais frente a sua concorrência; a Excelência em Processos, ou fator Processual qual era uma dimensão importante para garantir a gestão e a continuidade dos projetos; os Controles Sociais, ou fator Social onde foi perceptível que havia uma maior dificuldade na área de gestão de projetos de Melhoria Contínua com relação às tomadas de ações necessárias para as correções no modus operandi da filosofia e, por fim, a Institucionalização, ou fator Institucional onde foi percebido que a geração de ideias era, para a empresa Eureka!, uma das grandes alavancas de seu programa de Melhoria Contínua. Com base nesses achados 22 proposições foram propostas, as quais poderão ser testadas em estudos futuros. O estudo contribui para a prática ao demonstrar quais fatores são importantes para a implantação e institucionalização da técnica de Melhoria Contínua – Kaizen, podendo alertar os profissionais responsáveis pela condução desses programas, bem como os demais profissionais da área de Controladoria e Operações.
Descrição
Palavras-chave
Kaizen , melhoria contínua , controladoria , conhecimento organizacional
Assuntos Scopus
Citação
CARNEIRO, Welington Norberto. Processo de melhoria contínua – Kaizen sob a ótica de controladoria: estudo de caso da empresa Eureka!. 2017. 140 f. Dissertação (Controladoria Empresarial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.