Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso jardim Lapenna
item.page.type
Dissertação
Date
2018-09-27
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Hasswani, Miriã Dias Carvalho
publication.page.advisor
Lima, Ana Gabriela Godinho
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Perrone, Rafael Antônio Cunha
Lima, Ana Laura Godinho
Lima, Ana Laura Godinho
publication.page.program
Arquitetura e Urbanismo
Abstract
A presente pesquisa estuda e analisa o espaço pré-escolar em territórios vulneráveis, a partir da leitura do objeto pelos seguintes eixos investigativos: contexto urbano e social, que constituem a leitura do território, o ambiente pedagógico, ambiente de trabalho em suas relações sociais e profissionais e o ambiente para criança a partir das dimensões do cuidado, do ensino e da recreação, tendo como estudo de caso o CEI Jardim Lapenna I, do bairro Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista - São Paulo. Também analisa o espaço pré-escolar como um ambiente de qualidade, que pelos mesmos eixos, diagnostica e sugere possíveis intervenções baseadas no levantamento em pesquisa de campo, parâmetros projetuais qualitativos alicerçados nos referenciais teóricos e nos manuais técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, tendo como prioridade o conforto ambiental, a organização e funcionalidade do espaço pré-escolar. Tem como finalidade contribuir na elaboração e revitalização de Centros de Educação Integral de contextos semelhantes, promovendo diagnósticos dos ambientes de trabalho e ambiente para as crianças, adequando-os às necessidades locais e oportunizando o bem-estar das crianças e adultos que utilizam o espaço. Para a investigação foram considerados os aspectos que constituem o contexto urbano e social: caracterização, infraestrutura, intervenções sociais e intervenções urbanas presentes no bairro; e aspectos que constituem o espaço pré-escolar: infraestrutura, práticas pedagógicas, jornada de trabalho, questões de gênero, desejos e expectativas, motivações e desafios, mapeamento de necessidades e alternativas de resolução.
Description
Keywords
espaço pré-escolar , territórios vulneráveis , ambientes qualitativos , crianças e adultos
item.page.scopussubject
Citation
HASSWANI, Miriã Dias Carvalho. Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso jardim Lapenna. 2018. 230 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .