A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi

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Dissertação
Date
2018-11-13
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Authors
Nosek, Helena Strada
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Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
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Lima, Ana Gabriela Godinho
Bógus, Lúcia Maria Machado
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Arquitetura e Urbanismo
Abstract
Esta pesquisa discute a relação das crianças com os espaços públicos na cidade de São Paulo, na atualidade. Têm-se como pressuposto que vida cotidiana em espaços públicos heterogêneos e democráticos é um fator fundamental para a constituição de sujeitos que exercem sua cidadania e empatia para promover resistência, contrariar e, em última instância, transformar as injustiças sociais. No entanto, a relação das crianças com os espaços públicos da cidade de São Paulo é prejudicada pela segregação socioespacial. A cultura da pouca integração da criança com o espaço público da cidade se manifesta principalmente nos bairros mais nobres, porém outros efeitos da segregação socioespacial podem ser sentidos em bairros periféricos. Portanto, por meio do processo metodológico de observação participante e a partir dos conceitos de segregação socioespacial, desenvolvidos por Caldeira (2000) e Vilaça (2001), foram analisadas as vidas cotidianas de crianças nos espaços de dois bairros com características socioespaciais contrastantes, sendo eles o Jardim Lapenna, que se situa no distrito de São Miguel Paulista, a aproximadamente 20 km da área central do município de São Paulo, e abriga uma população de baixa renda, e o Itaim Bibi, bairro nobre que se situa no quadrante sudoeste da cidade e abriga predominantemente população de rendas média e alta.
Description
Keywords
criança , espaço público , segregação socioespacial , cidadania
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Citation
NOSEK, Helena Strada. A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi. 2018. 196 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .