Shopping Centers à luz da eficiência
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Manfredini, Raquel Sanches
Orientador
Pisani, Maria Augusta Justi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pala, Adhemar Carlos
Romero, Marcelo de Andrade
Romero, Marcelo de Andrade
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Os shopping centers se modificaram ao longo de 50 anos desde sua implantação no Brasil em função das mudanças culturais, urbanas e ambientais expandindo suas funções além de centro de compras para espaços de convivência e lazer.
Em decorrências das necessidades de adequações sociais, ambientais e econômicas agravadas pelas crises energéticas em 2001, quando ocorreu o “Apagão” e novamente em 2015, com a redução de produção energética por hidroelétricas devido à estiagem. Buscou-se assim, projetar shopping centers com melhor qualidade do espaço interno e com redução de consumo de energia durante a operação do edifício.
A presente dissertação abordará a iluminação natural como diretriz projetual de melhoria de desempenho luminoso, buscando a qualidade espacial e eficiência energética a partir da ampliação de porcentagem de áreas permeadas pela luz natural e da compatibilização do sistema de iluminação artificial.
Foram realizadas propostas projetuais por meio de aplicação de variações paramétricas e de diferentes materiais translúcidos de fechamento nas aberturas verticais e horizontais, em dois edifícios de diferentes tipologias, 2 e 4 pavimentos, na região metropolitana de São Paulo.
A avaliação dos edifícios incorporou medições in loco, simulações computacionais com o software ReluxPro e análise do índice de consumo da envoltória definida pelo RTQ-C do selo Procel, das propostas realizadas, a fim de se verificar as relações da forma na permeabilidade de luz e indicar as intervenções de melhor desempenho.
Os resultados mostraram a possibilidade de ampliação das porcentagens de aberturas zenitais e verticais em ambos os estudos de caso, além da máxima referida no RTQ-C, no entanto que elas sejam protegidas utilizando-se de elementos de difusão. Observou-se também que aberturas verticais são imprescindíveis na distribuição da luz e na aquisição de pontos de interesse em edifícios altos.
Descrição
Palavras-chave
aberturas arquitetônicas , luz natural , desempenho luminoso , eficiência energética e qualidade ambiental interior , shopping center
Assuntos Scopus
Citação
MANFREDINI, Raquel Sanches. Shopping Centers à luz da eficiência. 2017. 197 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.