Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/261
Tipo do documento: Monografia
Título: O ciclo PDCA como técnica para implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA) : um estudo sobre gestão de pessoas
Autor: Braulino, Caroline de Fatima
Abstract: O trabalho aborda o estudo da gestão de pessoas e do comportamento organizacional, com foco nas necessidades do colaborador, a fim de identificar fatores relevantes para a implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa será criada com o auxílio de uma ferramenta de gestão de qualidade criada por Walter A. Shewart, modificada e disseminada por William Edward Deming, o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check- Act). O objetivo do trabalho condiz em identificar os principais pontos da gestão de pessoas e entender o comportamento e o clima organizacional de uma organização para enriquecer o estudo de caso sobre a atual situação de uma instituição de ensino. Ao obter informações sobre a estrutura e a estratégia de desenvolvimento da Fundação, por meio de entrevista e análise do ambiente, um modelo de pesquisa de clima organizacional será desenvolvido com base em elementos que são considerados essenciais para aperfeiçoamento e evolução da organização, a fim de reconhecer e executar mudanças necessárias para o sucesso do negócio e satisfação do quadro colaborativo.
The work approaches the study of people management and organizational behavior focusing on the needs of the employee to identify factors relevant to the implementation of an organizational climate research at Fundação Instituto de Administração (FIA). The research will be accomplished with the support of a tool for quality management created by Walter A. Shewhart, modified and disseminated by William Edwards Deming called PDCA Cycle (Plan-Do-Check-Action). The work aims to identify the main points of people management and understand the behavior and organizational climate of an organization to enrich the case study about the current situation of a institution. By obtaining information about the structure and development strategy of the foundation through interviews and analysis of the environment, a model of organizational research will be developed based on elements that are considered essential for improvement of the developments in the organization, in order to recognize and implement necessary changes for the success of the business and satisfaction of the collaborative table.
Palavras-chave: Gestão de pessoas;  Comportamento organizacional;  Clima organizacional;  PDCA (TI)
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/261
Data de defesa: 3-Jul-2013
Aparece nas coleções:Gestão de Projetos - Monografia - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE DE FATIMA BRAULINO1.pdfCAROLINE DE FATIMA BRAULINO370.4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.