Arquitetura contemporânea e a requalificação do sítio consolidado: o conjunto edificado do Campus da Universidade Diego Portales. Santiago do Chile

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Caires, Carla de Barros
Orientador
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Zein, Ruth Verde
Bruna, Paulo Júlio Valentino
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A presente pesquisa se fundamenta no estudo da intervenção urbana definida por um conjunto de edifícios contemporâneos do Campus da Universidade Diego Portales (UDP), construído no Bairro Universitário de Santiago (BUS), em Santiago do Chile. O conjunto de edifícios, bem como a arquitetura singular de cada um deles, despertam interesse de pesquisa pelo debate suscitado pela condição contemporânea da arquitetura inserida em um sítio consolidado. Cada um dos edifícios de interesse foi projetado por equipes de arquitetosprofessores desta universidade latino-americana. Este fato desperta ainda o interesse de compreender as características dessa arquitetura, considerando a relação entre universalidade e especificidade chilena com a produção arquitetônica atual. No mesmo período da concepção do Campus e seus edifícios (2002/2003) a UDP lançou seu Plano de Infraestrutura, que junto com outras iniciativas públicas tem incentivado, desde então, transformações de uma antiga área urbana. Diante desse contexto, surge o desafio de descobrirmos quais fatores e processos, arquitetônicos e urbanísticos, são responsáveis pela requalificação dessa área, e como a arquitetura comparece e explica essa transformação. A arquitetura chilena desperta interesse não só por apresentar características contemporâneas que vem ao encontro das indagações que este trabalho se propõe responder, envolvendo intervenção em sítio consolidado, mas também para suprir uma lacuna de conhecimento sistêmico no Brasil de práticas contemporâneas, arquitetônicas e urbanísticas, representativas da América Latina. O conjunto de edifícios em questão será analisado conforme várias categorias definidoras da intervenção, como as relacionadas ao bairro (social), ao território urbano (urbanística) e aos edifícios patrimoniais e novos inseridos nesse tecido urbano (arquitetônico). Estes aspectos serão relacionados ao processo de implantação do Plano de Infraestrutura da UDP, às articulações do campus urbano aberto com o território urbano e às relações dos edifícios novos com os edifícios patrimoniais existentes através da analise das características específicas de cada edificação selecionada. Os fatores elencados justificam a importância do tema e Arquitetura contemporânea e a requalificação do sítio consolidado: o conjunto edificado do Campus da UDP 13 Resumo procuram ampliar o universo de pesquisas e estudos sobre o tema. Espera-se que a pesquisa auxilie outros projetos de pesquisa referentes a intervenções em sítios consolidados e que contribua para a área de projeto arquitetônico e urbano, por meio do aprofundamento do conhecimento das obras contemporâneas, das relações entre o projeto arquitetônico e seu entorno, e de arquitetos representativos na América Latina contemporânea.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura contemporânea , Chile , projeto arquitetônico , contemporary architecture , Chilean architecture
Assuntos Scopus
Citação
CAIRES, Carla de Barros. Arquitetura contemporânea e a requalificação do sítio consolidado: o conjunto edificado do Campus da Universidade Diego Portales. Santiago do Chile. 2014. 327 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.