Conceituação e desenvolvimento da escola parque em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo: de 1931 a 2013
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Leme, Deborah Raquel Rosin Delphino de Moraes
Orientador
Righi, Roberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bruna, Gilda Collet
Delijaicov, Alexandre
Delijaicov, Alexandre
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este trabalho investiga sete modelos de escolas públicas brasileiras construídas com a orientação filosófica de Anísio Teixeira (1900-1971), caracterizada por uma escola de período integral onde a criança pudesse experimentar, raciocinar, pensar, formar hábitos e valores democráticos As escolas estudadas e visitadas possuem proposta arquitetônica que reflete um programa funcional diferenciado, com espaços como: auditório, ateliê, estúdio, biblioteca e áreas de convivência A primeira escola brasileira idealizada com este novo conceito foi a Escola Platoon, em 1931, situada na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, projetada pelo arquiteto Enéas Silva. Em 1949, em Salvador, os arquitetos Diógenes Rebouças, Hélio Duarte e Paulo Antunes Ribeiro projetaram o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, composto por uma Escola-Parque e quatro Escolas-Classes. Em 1957, o arquiteto José Reis construía na nova capital federal, Brasília, o Centro Educacional Elementar. Saliente-se que Anísio Teixeira orientou diretamente o programa arquitetônico destas três escolas. Outras escolas se implantaram partindo de seu legado; em 1949 foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital, da qual resultou a construção de 52 Escolas Parques sob o comando do arquiteto Hélio Duarte. A partir de 1983, foram construídos no Estado do Rio de Janeiro, 502 Centros Integrados de Educação Pública. Em 1991, em Brasília, foi criado o Centro de Atenção Integral a Criança. Finalmente, no ano de 2001, foi proposto o Centro de Educação Unificado, em São Paulo. Observou-se que, com o passar dos anos, apesar de terem sido mantidas as construções originais das Escolas Parques, foram alteradas algumas formas de ocupação e utilização dos espaços arquitetônicos, a fim de elevar a capacidade de atendimento do número de alunos, o que descaracterizou parcialmente o projeto original de Anísio Teixeira.
Descrição
Palavras-chave
Escola Parque , Centro Educacional Carneiro Ribeiro , Centro Educacional Elementar , Centro Integral de Educação Pública , Centro de Atenção Integral a Criança , Centro Educacional Unificado e Anísio Teixeira , Park School , Centro Educacional Carneiro Ribeiro , Centro Educacional Elementar , Centro Integral de Educação Pública , Centro de Atenção Integral a Criança , Centro Educacional Unificado e Anísio Teixeira
Assuntos Scopus
Citação
LEME, Deborah Raquel Rosin Delphino de Moraes. Conceituação e desenvolvimento da escola parque em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo: de 1931 a 2013. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.