O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-04-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Araújo, Marcos José Martins
Orientador
Pereira, João Baptista Borges
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
Queiroz, Renato da Silva
Queiroz, Renato da Silva
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Este trabalho analisa a influência da música no contexto social e no culto da comunidade étnica presbiteriana do Mel da Pedreira. Compara a música do culto quilombola com a música das festas tradicionais africanas dos quilombos da região, o Batuque e o Marabaixo, analisando no repertório litúrgico por meio de pesquisas de observação, audição e entrevistas, as origens culturais presentes nas músicas executadas na comunidade através dos quatro pilares da música: melodia, harmonia, ritmo e hinódia, no intuito de contribuir com o registro da identidade quilombola. O que se encontrou é a música produto da convergência de culturas amalgamadas entre o ritmo afro-brasileiro, o canto sertanejo oriundo do Brasil rural e a construção harmônica popular brasileira que induzem efetivamente o comportamento da comunidade no culto, em todas as suas manifestações culturais e artísticas e que refletem na rotina da comunidade.
Descrição
Palavras-chave
quilombo , música , etnicidade , identidade , religião
Assuntos Scopus
Citação
Araújo, Marcos José Martins. O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira. 2016. 148 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.