A crise do meio ambiente e a teologia de Leonardo Boff: uma resposta na perspectiva da teologia evangelical

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida, Marcos de
Orientador
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Edson Pereira
Silva, Geoval Jacinto da
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a situação critica de nosso planeta, sob a perspectiva do pensamento teológico de Leonardo Boff e da teologia evangelical. Temos plena consciência da crise ecológica será ampliada nos próximos anos e todos testemunharão a fúria dos ecossistemas maltratados. A degradação do ecossistema é gerada pelas pessoas. Neste sentido, há uma urgente necessidade de instrumentos eficazes que possam operar mais profundamente no interior das pessoas para levá-las a uma real conscientização de ação efetiva para a conservação do meio ambiente. A humanidade enveredou pelo caminho da competição, resultando assim, numa desconexão com a vida. O ser está alienado racionalmente da condição natural do seu próprio lar. A conclusão é que a educação falhou no sentido da ineficiência de uma pedagogia eficaz no campo da preservação e manutenção. Neste sentido, a religião tem que ser parte da solução frente a crescente crise ambiental. Surge ao desafio, o de construir uma sociedade justa e ambientalmente saudável. Para isto deve-se restabelecer a espiritualidade como parceira em um diálogo com a ciência. Particularmente, entendemos que o cristianismo tem a capacidade de formar uma cosmovisão, a competência para estabelecer uma autoridade moral, a facilidade em estabelecer uma base ampla de membros, e a capacidade de desenvolvimento comunitário. Diante de diversas abordagens teológicas, o escrito de Leonardo Boff sobre ecologia apresenta uma proposta contextualizada e que merece análise. Em contra posição, a teologia evangelical propõe uma resposta ao problema, de modo a manter uma pedagogia com bases na doutrina cristã evangelical. Entendemos que o cristianismo tem como engajar os fiéis em relacionamentos bilaterais, inspirá-los a viver uma vida moral e uma tremenda capacidade de dar significado a vida. Porém, destaca-se outra crise, a saber, a demora na percepção do atual problema: o planeta está morrendo. Conseqüentemente, uma absurda demora em se envolver nas questões ecológicas e efetivamente se engajar na promoção de um mundo sustentável.
Descrição
Palavras-chave
crise ecológica , teologia , teologia evangelical , Leonardo Boff , ecological crisis , theology , evangelical theology , Leonardo Boff
Assuntos Scopus
Citação
ALMEIDA, Marcos de. A crise do meio ambiente e a teologia de Leonardo Boff: uma resposta na perspectiva da teologia evangelical. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.