A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil: uma questão doutrinária

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-06-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Costa, Flávio Antônio Alves da
Orientador
Liberal, Márcia Mello Costa de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pereira, João Baptista Borges
Negrão, Lisias Nogueira
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A implantação do Protestantismo, particularmente do Presbiterianismo, em nossa Pátria foi iniciada pelo missionário Rev. Ashbel Green Simonton no ano de 1859. No quadro existente do século XIX, ainda que o Catolicismo romano estivesse desorganizado e quase na condição de abandono na Sé Romana, mesmo assim era a maior força religiosa. O Presbiterianismo de missão passa a ser um contraponto de opção para os patrícios. A trajetória do Presbiterianismo, no seu longo processo de implantação, desenvolvimento e estruturação, é marcada por sucessos e rupturas internas. Em 1888, o Presbiterianismo torna-se autônomo administrativamente, dando origem a Igreja Presbiteriana do Brasil. Contudo, o Presbiterianismo não se mantém como um movimento protestante homogêneo. Em 1903, ocorre o primeiro cisma e assim surge, no cenário nacional brasileiro, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Passados alguns anos, mais precisamente trinta e sete anos, é deflagrado um debate teológico dentro daquela igreja. Os debates representam as tendências e as correntes já existentes ali. O elemento que desencadeia a ruptura é a chamada doutrina das Penas Eternas . Além da pedra de toque apresentada acima, a presente dissertação apresentará outros aspectos que indiretamente contribuíram para a organização da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil; e como esta Igreja se consolidou no cenário do Protestantismo nacional.
Descrição
Palavras-chave
história , história da igreja , presbiterianismo de missão , intelectualismo , confessionalismo , penas eternas , liberalismo teológico , fundamentalismo teológico , history , history of the church , presbyterianism of mission , intellectualism , confessionalism , endless punishment , theological liberalism , theological fundamentalism
Assuntos Scopus
Citação
COSTA, Flávio Antônio Alves da. A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil: uma questão doutrinária. 2007. 216 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.