"Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiro
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-02-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Fatareli, Ueslei
Orientador
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Liberal, Márcia Mello Costa de
Cabral, Gladir da Silva
Cabral, Gladir da Silva
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Esta tese tem como foco a influência da Teologia da Libertação na música protestante feita no Brasil durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 e as possíveis razões que este contexto religioso em questão teve a ainda tem dificuldades em desenvolver uma canção que trate de assuntos relacionados com temas sociais, como é proposto pela Teologia da Libertação. Com relação a este tipo de trabalho musical produzido no Brasil, autores como João Dias de Araújo, Jaci Maraschin e outros são mencionados. Esta tese tem também a intenção de estimular a reflexão em torno de dois legados teológicos. O primeiro é aquele que chegou ao Brasil com os missionários vindos dos Estados Unidos no começo do século dezenove, e o segundo é aquele deixado pelo primeiro hinário editado no Brasil chamado Salmos e Hinos.
Descrição
Palavras-chave
teologia da libertação , protestantismo , música , liberation theology , protestantism , music
Assuntos Scopus
Citação
FATARELI, Ueslei. "Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiro. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.