O protestantismo na capital de São Paulo: a Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-08-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Guedes, Ivan Pereira
Orientador
Pereira, João Baptista Borges
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gomes, Antônio Máspoli de Araújo
Dawsey, John Cowart
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A presente dissertação analisa a implantação do protestantismo na capital paulista, através de um de seus ramos o presbiterianismo. O estudo tem como foco central o estabelecimento da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, onde através da pesquisa bibliográfica e documental, enfoca-se o presbiterianismo e sua atuação na cidade de São Paulo. O protestantismo estabelece-se no Brasil de forma ainda incipiente no final do século dezenove através dos primeiros missionários que aqui chegaram com o propósito de estabelecerem suas diversas ramificações geradas pelo movimento reformador do século dezesseis. Um conjunto de fatores econômicos, sociais e judiciais facilitou muito para que a mensagem evangélica protestante encontrasse boa aceitação entre os brasileiros, principalmente entre a elite liberal advinda do regime republicano. Na virada para o século vinte a Cidade de São Paulo assume um papel predominante na condução do desenvolvimento e diretrizes políticas do país e o protestantismo com sua mensagem progressista sobe nesta locomotiva e aproveita de forma positiva as oportunidades que lhe são disponibilizadas e estabelece comunidades fortes na capital e aos arredores. Mas o presbiterianismo compartilha do mesmo sintoma divisionista de seus pares reformados e logo experimenta suas primeiras cisões internas. Em 1903 ocorre a primeira grande divisão, dando origem a duas denominações: a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Presbiteriana Independente. Poucos anos depois, esta segunda denominação experimenta duas divisões simultâneas: a Igreja Presbiteriana Conservadora e a Igreja Cristã de São Paulo (1942). A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras também é resultado de um processo divisório na história eclesiástica da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo. No transcorre desta pesquisa há um esforço para expor as razões e motivações que contribuíram para a formação de mais uma igreja presbiteriana no centro da cidade e seus esforços para se estabelecer. Destaca-se a pessoa carismática do Rev. José Borges dos Santos Jr. que iniciou, conduziu e concluiu este processo separatista.
Descrição
Palavras-chave
protestantismo , presbiterianos , ruptura , conservador , liberal , Progressista , Rev. José Borges dos Santos Jr. , Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras , protestants , presbyterians , break , Rev. José Borges dos Santos Jr. , Presbyterian Church Garden of Olives
Assuntos Scopus
Citação
GUEDES, Ivan Pereira. O protestantismo na capital de São Paulo: a Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. 2013. 250 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.