Show simple item record

dc.creatorSantos, Vanessa Zanelato dos
dc.date.accessioned2019-11-13T00:01:42Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:45Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:45Z
dc.date.issued2019-08-09
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Zanelato dos. O ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aula. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25542
dc.description.abstractThis dissertation aims at analyzing the textbook of the collection Way to English, (approved by the PNLD 2017 Guide), written by Claudio Franco and published by Atica. This textbook is used by the public school system and designed to elementary school students (9th grade). Thus, we examined basic education guiding documents, such as PNLD, BNCC and National Curricular Guidelines, in order to select some of their principles to then investigate, in the chapter of analysis, whether in fact we can find them in the selected material. To make it happen, we organized a chart in which we established six categories (that represent some of these principles); these are: Interdisciplinarity, sociocultural diversity, significant experiences of interaction and reflection, representation of a multilingual and multicultural world, varied use of languages in print or digital media and construction of citizenship. We also observed the sections and the proposed activities found over the eight chapters of the textbook. We detailed the origin and the path of the English Language, we showed some projections to Global English, as well as the challenges faced by this language, through Crystal (2003) and Graddol (2006). Furthermore, we even studied theorists as Lacoste and Rajagopalan (2005) that analyze the social places of advancement of the English language, Hanna (2012) that presents an outlook about the main approaches of the English language teaching and Hanna (2016;2018) that addresses the cultural globalization and the way interculturality presents itself in the study of foreign languages. Moreover, to expose the view of the language as a social practice highlighting the presence of the intercultural speaker in the discursive communities¿ environment, we used Kramsch (1994). Finally, by Jackson (2014) we could discuss the importance of language study through intercultural communication in a globalized and interconnected world.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectinglês globalpor
dc.subjectlíngua estrangeira modernapor
dc.subjectPNLDpor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectdiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectinterculturalidadepor
dc.subjectensino de língua inglesapor
dc.titleO ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar o livro didático da coleção Way to English (aprovado pelo Guia PNLD 2017), de autoria de Claudio Franco e publicação pela Editora Ática, utilizado na rede pública e elaborado para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Examinamos os documentos norteadores da Educação Básica (PNLD, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais), a fim de selecionarmos alguns de seus princípios para então investigarmos no capítulo de análise, se estes fundamentos estão de fato presentes no material didático escolhido. Para isso, organizamos um quadro no qual estabelecemos seis categorias (que representam alguns destes princípios); são elas: Interdisciplinaridade, Diversidade sociocultural, Experiências significativas de interação e reflexão, Representação de um mundo plurilíngue e multicultural, Uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais e Construção da cidadania. Observamos ainda nas oito unidades da obra, as seções e atividades propostas. Detalhamos também nesta pesquisa, a origem e a trajetória da língua inglesa, mostramos algumas projeções para o inglês global, assim como os desafios enfrentados por esta língua, através de Crystal (2003) e Graddol (2006). Pesquisamos ainda teóricos como Lacoste e Rajagopalan (2005), que analisam os lugares sociais de avanço da língua inglesa, Hanna (2012) que apresenta um panorama a respeito das principais abordagens do ensino da língua inglesa e Hanna (2016; 2018) que aborda a globalização cultural e a forma pela qual a interculturalidade se apresenta nos estudos de línguas estrangeiras. Além disso, para expor a visão da língua como prática social, destacando a presença do falante intercultural no ambiente das comunidades discursivas, utilizamos Kramsch (1994). Finalmente, por meio de Jackson (2014), pudemos discutir a importância do estudo de línguas por meio da comunicação intercultural em um mundo globalizado e interconectado.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6778064816941663por
dc.contributor.advisor1Hanna, Vera Lucia Harabagi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519por
dc.contributor.referee1Demichelli, Mauricio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240855013171016por
dc.contributor.referee2Silva, Vanessa Maria da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013419681823145por
dc.contributor.referee3Correa, Lilian Cristina
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868074104171290por
dc.contributor.referee4Avelar, Regina Paula Ambrogi
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123202219514827por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/20178/Vanessa%20Zanelato%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4115/5/Vanessa%20Zanelato%20dos%20Santos.pdf
dc.keywordsglobal englisheng
dc.keywordsmodern foreign languageeng
dc.keywordsPNLDeng
dc.keywordsBNCCeng
dc.keywordsnational curricular guidelineseng
dc.keywordstextbookeng
dc.keywordsinterculturalityeng
dc.keywordsenglish language teachingeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto