O ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aula
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-08-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Vanessa Zanelato dos
Orientador
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Demichelli, Mauricio
Silva, Vanessa Maria da
Correa, Lilian Cristina
Avelar, Regina Paula Ambrogi
Silva, Vanessa Maria da
Correa, Lilian Cristina
Avelar, Regina Paula Ambrogi
Programa
Letras
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar o livro didático da coleção Way to English (aprovado pelo Guia PNLD 2017), de autoria de Claudio Franco e publicação pela Editora Ática, utilizado na rede pública e elaborado para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Examinamos os documentos norteadores da Educação Básica (PNLD, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais), a fim de selecionarmos alguns de seus princípios para então investigarmos no capítulo de análise, se estes fundamentos estão de fato presentes no material didático escolhido. Para isso, organizamos um quadro no qual estabelecemos seis categorias (que representam alguns destes princípios); são elas: Interdisciplinaridade, Diversidade sociocultural, Experiências significativas de interação e reflexão, Representação de um mundo plurilíngue e multicultural, Uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais e Construção da cidadania. Observamos ainda nas oito unidades da obra, as seções e atividades propostas. Detalhamos também nesta pesquisa, a origem e a trajetória da língua inglesa, mostramos algumas projeções para o inglês global, assim como os desafios enfrentados por esta língua, através de Crystal (2003) e Graddol (2006). Pesquisamos ainda teóricos como Lacoste e Rajagopalan (2005), que analisam os lugares sociais de avanço da língua inglesa, Hanna (2012) que apresenta um panorama a respeito das principais abordagens do ensino da língua inglesa e Hanna (2016; 2018) que aborda a globalização cultural e a forma pela qual a interculturalidade se apresenta nos estudos de línguas estrangeiras. Além disso, para expor a visão da língua como prática social, destacando a presença do falante intercultural no ambiente das comunidades discursivas, utilizamos Kramsch (1994). Finalmente, por meio de Jackson (2014), pudemos discutir a importância do estudo de línguas por meio da comunicação intercultural em um mundo globalizado e interconectado.
Descrição
Palavras-chave
inglês global , língua estrangeira moderna , PNLD , BNCC , diretrizes curriculares nacionais , livro didático , interculturalidade , ensino de língua inglesa
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Vanessa Zanelato dos. O ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aula. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.