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dc.creatorQuesada, Rafaela Prinholato
dc.date.accessioned2018-04-24T15:28:58Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:41Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:41Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.identifier.citationQUESADA, Rafaela Prinholato. 65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médio. 2018. 176 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25521
dc.description.abstractFor years, the movie Cinderella has enchanted people from all over the world. Since Disney’s first version, in the 1950’s, Cinderella stands for the most celebrated princess of gilrs’ and women’s dreams. However, considering the changes of paradigm which existed in relation to the feminine figure, as well as their social role, it became necessary for Disney to produce a more consistent and significant rereading of the famous fairy tale movie, which should be in agreement to the post-modern world. The objective was to meet the needs of the current new public. It is the namesake live action version. This research has appeared from this context. This study wanted to discuss, with High School students from a private school, matters that concerned to these changes, based on the Feminist Movement, whose height happened from the second half of the XX Century. In this way, initially, it was necessary to study theoretical reference about the teaching of Portuguese Language in Brazil, since the arrival of the Jesuit mission until nowadays. After this, there was a comparative analysis between both Disney’s Cinderella versions – the one from 1950 and the 2015 one – and this primary study enabled the elaboration of a didactical-methodologial proposal, descripted throughout this research, in which the production of a Cinderella trailer considering the version of the story that the students would like to watch. In function of the acknowledgement of the students’ reality, the entire proposal was based on ICTs (Information and Communication Technologies). As theoretical reference, Alloa (2015), Brasil (2000) Freire (2011, 2012) and Pastoureau (2007) were used. Lastly, it was reflected about the need of the teacher, concerned about the significant formation of one’s students, to observe the cultural products consumed by them, in order to use them as an effective tool for the discussion of nowadays transverse themes.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCinderelapor
dc.subjectTICspor
dc.subjectensinopor
dc.subjectfeminismopor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.title65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.description.resumoHá anos a produção Cinderela tem encantado pessoas do mundo todo. Desde a versão do longa de 1950, os estúdios Disney consolidaram-na como a princesa mais celebrada e representativa dos sonhos femininos infantis e juvenis. No entanto, com as mudanças de paradigmas que existiam sobre a figura feminina e seu papel social, foi necessário produzir uma releitura mais significativa e condizente com o mundo pós-moderno do famoso conto de fadas. O objetivo era atender às novas expectativas do público atual. Trata-se da versão live action de 2015 homônima. É a partir desse contexto que surge esta pesquisa. Almejou-se discutir, junto a turmas da 2a. série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em São Caetano do Sul, questões voltadas para essas mudanças, que se pautam no feminismo, cujo auge se deu a partir da segunda metade do século XX. Dessa forma, inicialmente, foi necessário estudar referenciais teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa desde a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais. Posteriormente, houve uma análise comparativa entre a versão de 1950 e a de 2015. Esse estudo inicial permitiu a elaboração de uma proposta didático-metodológica, descrita ao longo deste estudo, em que se buscava a produção de um trailer sobre a versão de Cinderela que cada educando gostaria de ver. Em função do reconhecimento da realidade dos alunos, toda a proposta foi calcada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos de Alloa (2015), Brasil (2000), Freire (2011, 2012) e Pastoureau (2007). Por fim, refletiu-se sobre a necessidade do docente, preocupado com a real formação dos seus educandos, observar os produtos culturais consumidos pelos discentes a fim de utilizá-los como ferramenta para a discussão de temas transversais da atualidade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790653637330710por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee1Martins, Valéria Bussola
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431668948042658por
dc.contributor.referee2Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16318/Rafaela%20Prinholato%20Quesada.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3529/5/Rafaela%20Prinholato%20Quesada.pdf
dc.keywordsCinderellaeng
dc.keywordsICTseng
dc.keywordsteachingeng
dc.keywordsfeminismeng
dc.keywordsportuguese languageeng


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