65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médio
item.page.type
Dissertação
Date
2018-02-09
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Quesada, Rafaela Prinholato
publication.page.advisor
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Martins, Valéria Bussola
Casagrande, Nancy dos Santos
Casagrande, Nancy dos Santos
publication.page.program
Letras
Abstract
Há anos a produção Cinderela tem encantado pessoas do mundo todo. Desde a versão do longa de 1950, os estúdios Disney consolidaram-na como a princesa mais celebrada e representativa dos sonhos femininos infantis e juvenis. No entanto, com as mudanças de paradigmas que existiam sobre a figura feminina e seu papel social, foi necessário produzir uma releitura mais significativa e condizente com o mundo pós-moderno do famoso conto de fadas. O objetivo era atender às novas expectativas do público atual. Trata-se da versão live action de 2015 homônima. É a partir desse contexto que surge esta pesquisa. Almejou-se discutir, junto a turmas da 2a. série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em São Caetano do Sul, questões voltadas para essas mudanças, que se pautam no feminismo, cujo auge se deu a partir da segunda metade do século XX. Dessa forma, inicialmente, foi necessário estudar referenciais teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa desde a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais. Posteriormente, houve uma análise comparativa entre a versão de 1950 e a de 2015. Esse estudo inicial permitiu a elaboração de uma proposta didático-metodológica, descrita ao longo deste estudo, em que se buscava a produção de um trailer sobre a versão de Cinderela que cada educando gostaria de ver. Em função do reconhecimento da realidade dos alunos, toda a proposta foi calcada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos de Alloa (2015), Brasil (2000), Freire (2011, 2012) e Pastoureau (2007). Por fim, refletiu-se sobre a necessidade do docente, preocupado com a real formação dos seus educandos, observar os produtos culturais consumidos pelos discentes a fim de utilizá-los como ferramenta para a discussão de temas transversais da atualidade.
Description
Keywords
Cinderela , TICs , ensino , feminismo , língua portuguesa
item.page.scopussubject
Citation
QUESADA, Rafaela Prinholato. 65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médio. 2018. 176 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.