Luiz Gonzaga: o éthos do Rei do Baião

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Evangélio, Flávia Gomes
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Zanon, Marilena
Programa
Letras
Resumo
Esta dissertação está situada na linha de pesquisa sobre o éthos. Tem por objetivo geral contribuir com os estudos existentes sobre Luiz Gonzaga e por objetivos específicos levantar elementos biográficos de Luiz Gonzaga presentes no corpus da letras fazendo análise de algumas composições do músico e cantor pernambucano; registrar elementos da identidade cultural nordestina em tais composições e identificar traços caracterizados do éthos do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Como base teórica da Análise do Discurso, utilizaremos a noção de Éthos definida como a imagem do sujeito enunciador que constrói uma imagem de si no seu discurso e as relações dessa imagem com os estereótipos construídos no que se refere ao nordeste. Justifica-se essa pesquisa a atribuição de um valor científico às letras de canções de Luiz Gonzaga, valorizando o seu discurso a partir do lugar social que ocupa e a representatividade que faz do povo nordestino brasileiro. Sendo assim, buscou-se a reflexão de que a identidade nordestina, foi desvelada no éthos de Luiz Gonzaga, no qual o compositor relaciona a sua própria uma identidade regional de modo sedimentada. Analisou-se aqui as canções Asa Branca, A Volta da Asa Branca e A Vida do Viajante como base para justificar as características da maneira como Luiz Gonzaga interpretava e vivenciava o que era ser o nordestino. Canções escolhidas, pois marcaram a sua biografia.
Descrição
Palavras-chave
éthos , identidade , Gonzaga, Luiz , análise do discurso
Assuntos Scopus
Citação
EVANGÉLIO, Flávia Gomes. Luiz Gonzaga: o éthos do Rei do Baião. 2017. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.