Figurações do romance de formação e recursos discursivos em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-08-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Jeronimo, Thiago Cavalcante
Orientador
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Amaral, Gloria Carneiro do
Iannace, Ricardo
Programa
Letras
Resumo
A importância da renovação narrativa trazida por Clarice Lispector é inegável, não obstante a dificuldade que se interpõe, desde sua estreia, em enquadrá-la nos protótipos da literatura nacional. Busca-se nesta pesquisa uma intervenção valorativa acerca do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, um texto em simbiose com todo o processo escritural da autora. Examina-se a trajetória da protagonista Loreley na sua busca de ser e estar no mundo, sua construção identitária desencadeada numa consciência de liberdade íntima e social. As análises interpretativas alcançam a fortuna crítica de Clarice Lispector; as epígrafes desse romance; a reformulação do romance de formação alemão – Bildungsroman – à realidade do corpus; as contribuições de Mikhail Bakhtin acerca dos recursos discursivos inscritos na narrativa e as variantes do diálogo socrático; a junção do corpo da protagonista em interação com a natureza.
Descrição
Palavras-chave
Clarice Lispector , literatura brasileira , romance de formação , bildungsroman , recursos discursivos
Assuntos Scopus
Citação
JERONIMO, Thiago Cavalcante. Figurações do romance de formação e recursos discursivos em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 2016. São Paulo. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.