O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico
item.page.type
Dissertação
Date
2006-02-01
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Coelho, Patrícia Margarida Farias
publication.page.advisor
Barros, Diana Luz Pessoa de
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Pinto, Elisa Guimarães
Hernandes, Nilton
Hernandes, Nilton
publication.page.program
Letras
Abstract
O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar
os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às
estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens.
Description
Keywords
discurso , mulher , semiótica , publicidade , imagem , speech , woman , semiotics , advertising , image
item.page.scopussubject
Citation
COELHO, Patrícia Margarida Farias. O discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semiótico. 2006. 2 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.