A construção do romance policial em O caso da estranha fotografia, Berenice Detetive e Droga de Americana!

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-02-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Jesus, Adriana Pereira de
Orientador
Atik, Maria Luiza Guarnieri
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Trevisan, Ana Lúcia
Infante, Joyce Rodrigues Ferraz
Programa
Letras
Resumo
O objetivo do presente trabalho é estudar o romance policial, um gênero literário que instiga a curiosidade do público jovem e adulto desde a primeira até a última página de um livro. Desenvolvemos um estudo desse gênero em obras voltadas para o público infanto-juvenil que se identifica com as histórias, personagens e aventuras. Analisamos a construção da narrativa policial no universo infantil dos romances O caso da estranha fotografia (1977), de Stella Carr; Berenice detetive (1987), de João Carlos Marinho; e Droga de Americana! (1999), Pedro Bandeira. As obras desses autores foram construídas com crianças e adolescentes no papel de investigadores. Na análise, enfatizamos a caracterização dos integrantes dos diferentes grupos de jovens e crianças e suas atuações como detetives. Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, destacamos o romance policial em geral e sua evolução. O segundo capítulo discute a literatura infantil com foco nos autores das três obras mencionadas. Nos dois últimos capítulos, analisamos as três obras e a estrutura do romance policial infanto-juvenil.
Descrição
Palavras-chave
literatura infanto-juvenil , romance policial , romance policial infanto-juvenil , literature for children and young adults , detective story , detective story for children and young adults
Assuntos Scopus
Citação
JESUS, Adriana Pereira de. A construção do romance policial em O caso da estranha fotografia, Berenice Detetive e Droga de Americana!. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.